Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Planeta Dadinho

Por José Jorge Farah (04/04/2023)

Planejamento: o futuro do nosso esporte.

Ao assumirmos a entidade máxima do nosso esporte, reiteramos o compromisso com tudo que já havíamos programado para fazer pelo esporte, montando, a princípio, uma diretoria sólida e mantivemos a certeza de que poderíamos fazer tudo que nos programamos para fazer. Com a ajuda dos Vice-presidentes de modalidades, deixamo-nos de nos preocupar com os detalhes técnicos para podermos nos dedicar a, de fato, divulgar e procurar investimento (seja ele privado ou governamental).


É verdade, porém, que apenas agora podemos dar sequência a esta possibilidade, posto que precisávamos de um ano forte e seguro como foi 2022 após a parada pela qual nossa modalidade passou mesmo com as consequências de uma parada tão grande no esporte - primeiro passo foram os eventos nacionais grandiosos e com muitos adeptos, na sequência foi resguardar a entidade financeiramente, pois precisamos muito de verbas pois para fazer o esporte crescer é mister aporte financeiro para tal.


Agora estamos em campo na busca de patrocínios, parcerias e receitas, venham elas de onde vierem. Para isso precisamos de pessoas trabalhando com este intuito, já nos aproximamos de secretarias estaduais, e municipais, e estamos agora em busca do apoio do governo federal, agendando reuniões com autoridades para demonstrarmos como o esporte precisa (e quer) crescer. Lembro aqui aos amigos que o futebol de mesa assim como tantos outras modalidades, configura-se não apenas como esporte mas também como uma ferramenta de interação social.


Estamos também dando início ao EAD (Ensino a Distância). Pretendemos criar a escola do esporte em âmbito nacional e estadual, propiciando aos atletas, possibilidade de ganhos com o esporte seja como professores ou ministrando palestras. A ideia da “universidade” é antiga, e para viabilizá-la procuramos também parcerias com Universidades de grande porte e com histórico dentro da Educação Física. Já estamos em contato com o CREF4-SP do estado de São Paulo para propiciar aos atletas a filiação à entidade como “provisionados” com a chance de trabalho na área devidamente regulamentados. Em breve deveremos ter novidades sobre isso.


A busca pelo profissionalismo é grande e árdua, porém, temos a certeza de conquistar novos horizontes, sempre embasados na seriedade e na certeza de um trabalho sério. Agradeço aos amigos pela paciência, fico à disposição para bons bate-papos. Voltaremos na próxima coluna com muitas novidades e quem sabe com coisas palpáveis e já realizadas. Abraço a todos.


Biblioteca de "CBFM em ação"
Reler publicações anteriores de José Jorge Farah

José Jorge Farah Neto, 65 anos, gestor desportivo e jornalista, nasceu em São Paulo, capital, presidente da CBFM (desde 2020) e da FPFM (desde 2018), anteriormente ocupou a cadeira da presidência da Federação Paulista de 2007 a 2014. Autor do "Almanaque do Futebol Paulista" de 2000 a 2014, o historiador de futebol de mesa José Farah tem inúmeras contribuições ao futebol de mesa nacional e dentro da plataforma Mundo Botonista escreve sobre gestão esportiva e sobre os bastidores das instâncias que comandam o futebol de mesa no Brasil.
....................................

farah@mundobotonista.com.br

(011) 99944-3000



Posts anteriores 
Por Breno Marques 19 de abril de 2025
Insight
Por Marcio Bariviera 18 de abril de 2025
Botão raiz
Por Flávio Semim 17 de abril de 2025
Notáveis
Por Jonnilson Passos 15 de abril de 2025
Botão com ciência
Mostrar mais