Painel do Mundo
Por Julio Simi Neto (29/09/2021)
O Apanhador no Campo de Centeio. (Título original: The Catcher in the Rye)
© Little, Brown and Company (US), Editora do Autor (BR)
O segundo livro que apresento no “Muito Além das Mesas” é uma obra polêmica que não chega a passar de 250 páginas. Trata-se de “O Apanhador no Campo de Centeio”, escrito pelo americano J.D. Salinger (1919 – 2010).
Salinger era um homem recluso, não gostava de dar entrevistas, além de se esconder dos fãs. Seus livros e contos foram impedidos por ele de, até hoje, serem roteirizados para exibições no teatro, TV ou cinema.
Sua principal obra é esse romance intitulado “O Apanhador no Campo de Centeio”, lançado nos EUA no ano de 1951, que é até hoje um sucesso de vendas. Tem mais de 70 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. No Brasil é publicado pela Editora Todavia.
O que você irá conhecer nesse livro, narrado em primeira pessoa, é o adolescente de nome Holden Caulfield, vindo de família rica e que, por ser rebelde, é expulso do internato onde estudava. Com receio de contar para seus pais o ocorrido, Holden toma o trem com destino a NY, onde mora, mas antes de ir para casa, ele aproveita por três dias o feriado do Natal e com grana no bolso, parte em busca da ex-namorada, de um antigo professor, de alguns colegas, além de frequentar boates com prostitutas. Porém, sua companhia maior era a saudade do seu falecido irmão.
O personagem de Salinger, o nosso Holden Caulfield, representou na época, com seu linguajar de gírias e liberdade, o despertar de um novo comportamento para as próximas gerações. Isso veio a se comprovar na década seguinte, a dos anos 60, com Beatles, Rolling Stones, Hippies, o concerto de Woodstock, o movimento estudantil de Paris, os manifestos contra a guerra do Vietnã, entre outros.
Um fato marcante sobre esse livro foi quando, em 1980, o assassino de John Lennon, David Chapman, ao ser preso pela polícia logo após cometer o crime, ao ser revistado, havia no seu bolso um exemplar de “O Apanhador no Campo de Centeio”.
Enfim, com uma narrativa que flui e passagens engraçadas, o leitor vai se aventurar junto com Holden Caulfield nas frias ruas de NY. Se você gostou desse resumo sobre esse ótimo livro, compre e leia.