Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

  Por Julio Simi Neto (29/09/2021)

O Apanhador no Campo de Centeio.

O Apanhador no Campo de Centeio. (Título original: The Catcher in the Rye)
© Little, Brown and Company (US), Editora do Autor (BR)


O segundo livro que apresento no “Muito Além das Mesas” é uma obra polêmica que não chega a passar de 250 páginas. Trata-se de “O Apanhador no Campo de Centeio”, escrito pelo americano J.D. Salinger (1919 – 2010).


Salinger era um homem recluso, não gostava de dar entrevistas, além de se esconder dos fãs. Seus livros e contos foram impedidos por ele de, até hoje, serem roteirizados para exibições no teatro, TV ou cinema. 


Sua principal obra é esse romance intitulado “O Apanhador no Campo de Centeio”, lançado nos EUA no ano de 1951, que é até hoje um sucesso de vendas. Tem mais de 70 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. No Brasil é publicado pela Editora Todavia.


O que você irá conhecer nesse livro, narrado em primeira pessoa, é o adolescente de nome Holden Caulfield, vindo de família rica e que, por ser rebelde, é expulso do internato onde estudava. Com receio de contar para seus pais o ocorrido, Holden toma o trem com destino a NY, onde mora, mas antes de ir para casa, ele aproveita por três dias o feriado do Natal e com grana no bolso, parte em busca da ex-namorada, de um antigo professor, de alguns colegas, além de frequentar boates com prostitutas. Porém, sua companhia maior era a saudade do seu falecido irmão.


O personagem de Salinger, o nosso Holden Caulfield, representou na época, com seu linguajar de gírias e liberdade, o despertar de um novo comportamento para as próximas gerações. Isso veio a se comprovar na década seguinte, a dos anos 60, com Beatles, Rolling Stones, Hippies, o concerto de Woodstock, o movimento estudantil de Paris, os manifestos contra a guerra do Vietnã, entre outros.   

 

Um fato marcante sobre esse livro foi quando, em 1980, o assassino de John Lennon, David Chapman, ao ser preso pela polícia logo após cometer o crime, ao ser revistado, havia no seu bolso um exemplar de “O Apanhador no Campo de Centeio”. 


Enfim, com uma narrativa que flui e passagens engraçadas, o leitor vai se aventurar junto com Holden Caulfield nas frias ruas de NY. Se você gostou desse resumo sobre esse ótimo livro, compre e leia.

Biblioteca de "Muito Além das Mesas"
Reler publicações anteriores de Julio Simi Neto.

Formado em comunicação social na faculdade Cásper Libero, talentoso escritor de obras ficcionais (duas das quais já publicadas) e cinéfilo desde garoto, Julio Simi Neto, mais conhecido como Julinho, é nascido em São Paulo no ano de 1956 e, como todos os botonistas, pratica o jogo de botão desde pequeno, época em que vivia na Vila do Matarazzo no bairro do Belenzinho. Foi um dos fundadores da "Villa Botão", uma das mais famosas garagens do futmesa paulista que perdurou de 2002 a 2008. Foi nesta época que Simi idealizou o "Vai Pro Gol", um dos primeiros veículos de comunicação via Internet - uma espécie de boletim semanal que, apesar de focar no futebol de mesa, incluía curiosidades e dicas culturais.
....................................
simi@mundobotonista.com.br
(011) 99987-8225
Posts anteriores 
Por Carlos Claudio Castro 29 de janeiro de 2025
Dr. Regras
Por Alysson Cardinali 28 de janeiro de 2025
Planeta Dadinho
Por Jeferson Aparecido 14 de janeiro de 2025
Notícias do Mundo
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Mostrar mais
Share by: