Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Alex Monteiro (11/11/2021)

“Pitch Hunters”, os loucos por estádios e campos de futebol.

Imagem: Alex Monteiro


Talvez “caçadores de campos” não seja a tradução mais fidedigna para a expressão em inglês, mas a classe dos apaixonados por estádios merece ser valorizada. Os famosos “ground hoppers” viajam pelo Brasil e pelo mundo com um único objetivo: Conhecer estádios e assistir jogos de futebol de qualquer divisão no maior número possível de campos distintos.



Sendo mais um fanático pelo esporte bretão, me incluo nessa. Qualquer programação de viagem passa primeiramente por mapear os clubes, estádios e até mesmo campos de peladas locais. Nem sempre é tão simples convencer a esposa de adicionar alguma paradas no roteiro, mas a sensação de pisar em um gramado não tem preço. 



Não precisamos, necessariamente, comprar tickets de tours oficiais. Na maioria dos clubes ditos menores, em 99% das vezes, um visitante estrangeiro é muito bem recebido, o clube é apresentado, vestiários, sala de troféus, campo, enfim, a história do futebol continuará sendo contada por todos aqueles loucos que buscam e se nutrem desse estilo.



Além de estádios, temos os campos de pelada, o famoso “terrão” é um vício que tenho em fotografar. O futebol no seu estado mais puro vive ali, onde não importa hora e local, sempre haverá alguém torcendo por algum dos times, independente de investimentos financeiros, estruturais e fama. A essência do jogo mora em cada um desses campos.



Além das minhas próprias pesquisas, costumo trocar bastante informação com dois grandes amigos, tão ou muito mais caçadores do que eu - o irmão que a vida meu deu, Eduardo Amarelo (@instamarellow), um vascaíno fissurado no que ainda encontramos de futebol raíz no Brasil tendo visitado muitos locais pela América do Sul, Estados Unidos e Europa; e o brother mais crazy sobre história do futebol que conheço e aprendo todo dia, Sergio Badke (@gangfootball), esse merece um artigo só dele contando suas andanças pelo mundo e, especialmente, pelo Reino Unido (Ainda faremos uma visita juntos e o artigo virá antes!). Nada mais justo do que homenagea-los com uma foto de suas visitas:


Eduardo com o recém-finado Tobogã do Pacaembu, assassinado brutalmente esse ano.


Sergio no templo Old Trafford, o Teatro Dos Sonhos em Manchester.



Se você já visitou algum estádio e também curte esse estilo de desfrutar do futebol, deixe seu comentário abaixo por gentileza. Para mais fotos de visitas veja também o Instagram @playbuttonsoccer



Um grande abraço! Nos reencontramos em duas semanas. Tocando e puxando a corda!


Biblioteca de "Meu mundo e nada mais"
Reler publicações anteriores de Alex Monteiro

Alex Monteiro é um carioca radicado nos Estados Unidos, profissional do mercado financeiro e absolutamente apaixonado pelas coisas do futebol - dentre as quais, naturalmente, está o futebol de botão. Entre tantos episódios deste amor muito bem correspondido, em 2019 fundou em New York, ao lado do amigo Luis Castello, a Play Button Soccer, que organiza torneios de futebol de botão nos EUA e oferece suporte aos adeptos que queiram praticar o esporte na terra do Tio Sam. 
....................................
contact@playbuttonsoccer.com
www.playbuttonsoccer.com
Posts anteriores 
Por Carlos Claudio Castro 29 de janeiro de 2025
Dr. Regras
Por Alysson Cardinali 28 de janeiro de 2025
Planeta Dadinho
Por Jeferson Aparecido 14 de janeiro de 2025
Notícias do Mundo
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Mostrar mais
Share by: