Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Por Erismar Gomes (14/04/2021)

Quarteto de notáveis.

Olá amigos, continuando nossa viagem, estamos em 1984, ano da criação da Regra 12 Toques. Já vimos a importância da refundação da Federação Paulista de Futebol de Mesa, em 1983, que foi regularizada e passou a gerir definitivamente o esporte no estado de São Paulo, tendo a prerrogativa da regra do jogo. Mas, antes, um fato que nos leva um pouquinho para trás, algo relevante para a nossa história. 


Voltemos a 1982, neste ano a gestão das competições em São Paulo estava a cargo do COFI (Conselho de Organização e Fiscalização das Integrações), criado em 1979 para suprir a inatividade da FPFM. Esse Conselho já começava a esboçar uma tentativa de mudança na Regra Paulista.


Com a colaboração do Blog Velhinhos do Botão, encontramos uma relíquia publicada no Jornal A Gazeta Esportiva, importante jornal de esportes da década de 80, focado, mais de 80%, no futebol. Era uma matéria sobre futebol de mesa que tratava da tentativa de mudar a regra. Foi chamada regra de limite de toques. O botonista tinha direito a 12 toques na bola se a sua posse de bola começasse na defesa e a 8 toques se sua posse de bola começasse no ataque. 


Veja que toda saída de bola no círculo central era considerada início de jogada no ataque, portanto, o botonista, ao dar a saída no primeiro ou segundo tempo, ou após sofrer um gol, teria direito a somente 8 toques. Após um chute a gol, se a bolinha batesse na trave ou em um jogador do time que chutou e ficasse no campo de jogo, o botonista teria mais 8 toques ou mais 12 toques se a bola estivesse, respectivamente, no ataque ou na defesa de quem chutou. 


Essas alterações, usadas em um único torneio, foram reprovadas. Todas as competições seguiram sem limite de toques. Era o “leva leva”, como muitos conheciam. Após esse pequeno regresso no tempo para elucidar que houve uma tentativa frustrada de alteração, um pouco antes da criação da 12 Toques, voltemos a 1984, onde finalmente foi criada a Regra 12 Toques. 


O então Presidente da FPFM, Antonio Maria Della Torre, monta uma equipe de botonistas encarregados da elaboração de um estudo e criação de uma nova regra para o esporte. São eles, Harutiun Muradian, o Mura, do Grêmio Paulista, Rafael Domingos Barricelli, o Lito, do Colégio São Judas Tadeu, ambos ainda na ativa, graças a Deus, e os botonistas Helton Barbuto, o Helton, do Canadá Clube, e Hideo Ue Filho, o Hideo, do Clube Paulistano. Helton parou de jogar ainda nos anos 80, Hideo parou um tempo, voltou no master do Cisplatina e parou novamente após a partida do saudoso professor De Franco. 


Essa equipe composta por esses 4 notáveis botonistas fez inúmeras reuniões, a maioria na casa do Lito, fazendo testes na mesa a cada ideia surgida e assim foi se criando a Regra 12 Toques. Na próxima coluna trarei os detalhes. Por que 12 toques? Por que não 8 ou 14? E, ainda, as outras mudanças. No nosso próximo encontro, não percam, espero vocês.


O corretor de seguros Erismar Ferreira Gomes, 58 é paulista, torcedor do Santos F.C, e um apaixonado pelo futebol de mesa e virtual (no video-game). No Futebol de Mesa tem um rastro indelével tanto no espectro da gestão (tendo sido diretor de departamentos em clubes importantes como Corinthians e Maria Zélia) e presidente da Federação Paulista; quanto na qualidade de atleta - onde ostenta inúmeros títulos, incluindo um bicampeonato Brasileiro por equipes e o título Brasileiro individual em 2005 (ambos na categoria masters). Erismar é uma testemunha privilegiada da história e evolução da regra 12 toques pois não apenas a viu nascer mas participou ativamente da sua história. 

.

....................................

erismar@mundobotonista.com.br

(011) 99653-1317

Biblioteca de "12 Giros"
Reler publicações anteriores de Erismar Gomes
Posts anteriores 
Por Carlos Claudio Castro 29 de janeiro de 2025
Dr. Regras
Por Alysson Cardinali 28 de janeiro de 2025
Planeta Dadinho
Por Jeferson Aparecido 14 de janeiro de 2025
Notícias do Mundo
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Mostrar mais
Share by: