Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Rafael Pena (03/09/2024)

Regra carioca, uai

A regra 3 Toques, quando surgiu, ficou conhecida como "regra carioca" por conta do envolvimento dos idealizadores da mesma serem, em sua grande maioria, oriundos do estado do Rio de Janeiro. Com o passar do tempo apenas os saudosistas e mais antigos refeririam à regra como carioca. Em que pese tido como berço a cidade Maravilhosa, os ares das montanhas de Minas é que fazem ecoar por mais vezes os gritos de “é campeão”. Seja em Belo Horizonte, que abriga as sedes do Grêmio Mineiro e Liberdade, bem como em Juiz de Fora, onde está a sede do Tupi (e que também tinha o extinto Manchester), a maior parte dos ganhadores dos torneios nacionais são oriundos destas cidades.

Dos 38 Campeonatos Brasileiros Individuais, os atletas dos clubes mineiros conquistaram 25 títulossendo os seguintes ganhadores: Benjamin Abaliac (dois títulos); Carlos Alberto Tavares (um tíitulo); Carlos Antônio (um título); Thiago Stephan (um título); Janílson (um título); Paulo Marcos (dois títulos); Leonardo Stumpf (dois títulos); Vander Felipe (três títulos); Marcus Motta (quatro títulos); Lorival Ribeiro (oito títulos). Lorival, o destaque individual, detém quase 25% dos títulos. Entretanto, se considerarmos que ele não jogou todos as competições, seus números são ainda mais expressivos.

Quanto às Copas do Brasil Individual a maioria dos títulos também tivemos mais comemorações com sotaque mineiro. Das 11 Copas do Brasil até agora relizadas, seis ficaram nas mãos de atletas mineiros: Vander Felipe (um título); Lorival Ribeiro (um título); Marcus Motta (um título); Paulo Marcos (um título) e Leonardo Stumpf (dois títulos). Leonardo possui o título mais recente desta competição, disputada nos dias 17 e 18 de agosto de 2024, em Brasília, numa final disputada contra outro mineiro; Leonardo Duguet.

No âmbito coletivo os mineiros também se destacam com quase a metade dos títulos dos Campeonatos Brasileiros de Clubes. Em relação às conquistas de clubes, o Tupi de Juiz de Fora se revela o papa-títulos da regra com 11 conquistas. O Liberdade alcançou o título nacional de clubes uma vez. A extinta equipe do Manchester (Juiz de Fora) conquistou o título por três vezes e o Grêmio Mineiro o fez em quatro oportunidades. Assim, das 41 edições do campeonato nacional de clubes, os mineiros voltaram para casa com o título em 19 oportunidades. 

Pela Copa do Brasil de Clubes, os mineiros levaram cinco dos 10 títulos disputados, com a seguinte distribuição: um título para a Sociedade Portuguesa (Juiz de For,a um título para o Grêmio Mineiro; um título para o Tupi; e dois títulos para o Liberdade.

Ainda que haja prática em altíssimo nível nos demais estados praticantes, se houver mineiro na disputa pode saber que esse come quieto, roendo um queijo, tomando um café para um dedo de prosa, com um sotaque característico, um uai em qualquer parte da frase, e um trem doido, pode ter certeza que ele está querendo levar para casa um título. Se os ares das montanhas servem para oxigenar os pulmões, é quase certo que o grito de campeão possa sair de uma comemoração mineira. 

Observação: Todas as conquistas nacionais da regra 3 Toques podem ser consultadas no link da Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro, que apesar de ser a principal criadora da regra, reconhece a supremacia e fica feliz com o sucesso dos atletas da federação co-irmã.

Rafael Pena

Mineiro de Belzonte (Belo Horizonte para quem é de fora) Rafa Pena também é advogado, fotógrafo, pai, filho, cruzeirense de arquibancada (mas que se dá bem até com os atleticanos tanto é que se casou com uma), escoteiro, zoeiro (gosta de uma piada e uma troça), videomaker, fusqueiro e Kombeiro, participa de canais do YouTube que falam de futebol e do Cruzeiro, fã de Chaves e Star Wars, e mais um monte de coisa que ajuda a tornar a vida mais prazerosa. Joga botão desde o “estrelão” e por isso, quando conheceu a Regra 3 toques em dezembro de 2008 e teve que batizar seu time já lançou “Estrelão da Madrugada”, homenagem à sua origem e ao Seu Madruga. Procura jogar, se divertir e manter a história e a chama do botonismo aonde passa. Mais que isso, só chamando para prosear (se tiver café e pão de queijo, melhor ainda).

....................................

rafael_pena@mundobotonista.com.br

(031) 9129-6475

Biblioteca de "Estrat3gia"
Reler publicações anteriores de Rafael Pena

Posts anteriores 
Por Luiz Oliveira 2 de novembro de 2024
Losers
Por Marco D'Amore 30 de outubro de 2024
O rei está nu
Por Marcio Bariviera 27 de outubro de 2024
Botão raiz
Por Alysson Cardinali 26 de outubro de 2024
Planeta Dadinho
Mostrar mais
Share by: