Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por: Jonnilson Passos em 16/04/2025

Regra Paraibana: um estudo sociológico

  • Slide title

    Write your caption here
    Button
  • Slide title

    Write your caption here
    Button
  • Slide title

    Write your caption here
    Button

Olá, amigos do Mundo Botonista, estamos de volta com mais estudos sobre o nosso maravilhoso esporte. Lembro de quando eu era criança e cursava o saudoso fundamental menor, outrora, 1ª a 4ª série, quando voltávamos das férias e as amadas professoras, em sua maioria mulheres e únicas em sala de aula, sempre aplicavam uma atividade de boas-vindas. Geralmente era uma redação com o seguinte título: Como foram as minhas férias?

Aproveitando esse gancho, digo que fui feliz em viajar e rever alguns amigos. Muito mais feliz por ter sido apresentado a muitas e clássicas regras locais. Em uma viagem que fiz a Brasília, encontrei o amigo Marcelo Vasquez, e esse me apresentou a regra 3 Toques e ensaiamos a regra Dadinho, aquela que meu amigo Samuel, do Banca Forte do Amazonas, radicado no Maranhão, luta para implementar em nosso estado. Existem regras bem conhecidas pela maioria e já consolidadas pela CBFM.

Nesta aquarela brasileira, como já disse, Martinho da Vila, “...vejam essa maravilha de cenário…assisti em Pernambuco à festa do frevo e do maracatú…” e lá me deparei com o amigo e guia turístico, Adriano Barras, com a sua turma dedicada, que me apresentou a regra Pernambucana, com bolinha de borracha e mesa milimetricamente nivelada. O goleiro parece uma saboneteira de 3 andares, “lindo”, e o jogo é sensacional. Agradeço ao presidente Hércules Leite e ao brincalhão e animado Cláudio… pelos ensinamentos e momentos inesquecíveis. Não posso deixar de citar a luta diária do nosso mago Braga que, há décadas, vem mantendo a nossa tradição nas regras locais. Em especial, destaco as regras Timbiras e a a liga do Cohatrac, também heroicamente defendida pelo Flávio, nosso presidente, e pelo irmão, Otávio Matos, que me convidou em 2017 a voltar às mesas na LMFM.

Todo esse manifesto é para ressaltar a importância de uma pesquisa registrada em um artigo elaborado pelos pesquisadores, Maria Patricia Lopes Goldfarb e Sebastião Costa Andrade, doutores respectivamente da UFPB e UEPB, publicada na revista Conceitos – n.22, vol. 1 9 jan. 2015) ADUFPB – Seção Sindical do ANDES -SN, com o seguinte tema: Futebol de mesa: análise da conceituação da regra Paraibana e suas formas de sociabilidade. O estudo analisa o futebol de mesa no Brasil, focando na Paraíba, onde o esporte possui regras locais estabelecidas e duradouras. A pesquisa explora a socialização dos praticantes em associações e competições, evidenciando uma predominância masculina marcante. Na página 7, o artigo destaca: “Vimos que não há objeção quanto à participação de mulheres, porém o presidente da Federação justifica essa ausência na 'falta de respeito dos participantes homens', que consideram o espaço estritamente masculino.” Essa característica sugere influências socioculturais na participação. A investigação busca compreender o futebol de mesa paraibano como esporte e lazer com regras regionais específicas e forte identidade masculina, oferecendo insights sobre sua relevância cultural e comunitária. Finaliza o estudo alertando para a valorização da regra Paraibana, observada em discursos que a defendem, por ser considerada autêntica e de imensa dificuldade em sua jogabilidade.

Finalizando com minhas andanças, lembro que a primeira competição da qual participei fora do Maranhão foi o Norte-Nordeste de 2023, em Campina Grande, Paraíba. Lá encontrei um grande ser humano, o Diocles Freitas, excelente atleta do Clube ARIÚS e membro da comissão organizadora. Em conversas informais, ele me apresentou verbalmente esse belo universo da regra paraibana e daí veio a minha curiosidade. Quando poderei testar minha habilidade nessa regra? Fica a pergunta e o convite para que o craque Diocles me auxilie e me ensine como jogar. Serão uma bênção!

Viva o Botão, viva a inclusão! Espero que possamos seguir o exemplo deste estudo e fomentar mais artigos que valorizem as demais regras locais. Fica a dica! Obrigado a todos os citados. Viva o botão mundial, viva a autêntica regra local!


Biblioteca de "Botão com Ciência"
Reler publicações anteriores de Jonnilson Passos

Jonnilson Nogueira dos Passos, um apaixonado pelo Futebol de Botão e um talentoso Mestrando em Educação pela UFMA é também, contador, gestor público, professor, e tutor em EaD destacando-se na formação de tutores e formadores de diversas disciplinas a distância. O comprometimento do maranhense com o esporte vai além das competições; ele acredita no potencial do Futebol de Botão como objeto de estudo e pesquisa, com ênfase em sua história, impacto cultural e aspectos técnicos. No portal Mundo Botonista, o educador aceitou o desafio de explorar as fascinantes relações entre o Futebol de Botão e as Pesquisas Científicas no Brasil assinando a coluna Botão com ciência.
....................................

jonnilson@mundobotonista.com.br


Posts anteriores 
Por Valmar Talamo Domingues 14 de abril de 2025
Botões d'além mar
Por Alysson Cardinali 12 de abril de 2025
Planeta Dadinho
Por Luiz Oliveira 11 de abril de 2025
Losers
Por Roberto Lara Rodrigues 9 de abril de 2025
Jeito & Força
Mostrar mais
Share by: