Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Sérgio Travassos (30/08/2021)

Saudade do que não vivi.


Não é muito normal mas, de vez em quando, me vem histórias que li ou ouvi falar. Algumas delas, repetem-se tantas vezes que acabamos a ficar saudosos. É aquela saudade do que não vivemos. Nessa semana, enquanto degustava um cafezinho, no intervalo de um treinamento, me veio um sentimento nostálgico. E a memória era bem antiga.


Imaginava em como era a vida do recifense e como as notícias eram propagadas. Isso, sem celular, internet. Poucos tinham telefone, que era um grande investimento, diga-se. Além do boca-a-boca, claro, tínhamos as ondas do rádio. E nessas ondas, a voz que ditava o que seria assunto nas bancas de revistas, nos balcões das “vendinhas”, nos ônibus e salões dos bares, era a de Ivan Lima.


Dono de uma voz forte, ágil, envolvente, e uma empolgação capaz de fazer arrepiar até os menos eufóricos torcedores do futebol que grudavam os ouvidos no radinho de pilha, Ivan Lima é um ícone da crônica esportiva e também do futebol de mesa.


Foi ele que, semanalmente, divulgava os resultados das competições existentes no Estado de Pernambuco. Porém, ele foi além. Baiano de  Conceição do Almeida, a 160km, de distância de Salvador,  ele foi responsável por introduzir a regra 1t, na Terra dos Altos Coqueiros.


Aí, é aonde entra a saudade do que não vivi. De tanto ouvir o filho de Ivan Rodolfo, filho de Ivan Lima contando as histórias, parece que vivenciei tudo. As mesas na garagem, as portas abertas, um ou outro carro a passar na rua de paralelepípedos, as vozes dos vizinhos a conversar por sobre o muro. As palhetas que todos utilizavam ainda eram redondas. Mas muitos jogavam de “unhas”. Os times eram um pouco diferentes. O silêncio imperava quando a mesa estava “aberta”. Era o começo da regra 1t e, portanto, de tudo. Eu não estive presente. Queria ter estado lá. Será que não estive? Tudo está tão claro...


Sergio Travassos é diretor do Santa Cruz F.C. há doze anos, jornalista com outras duas formações, Educação Física e Marketing, que atua há muito tempo em prol do desporto pernambucano. Tendo passagens pela Federação Pernambucana e CBFM. Sendo uma das figuras que mais defende o jogo de futebol de mesa, independente da regra de atuação, bem como que as competições sejam feitas em locais públicos, visando atrair mais visibilidade para o futmesa.

....................................

travassos@mundobotonista.com.br
(081) 97100-2825

Biblioteca de "De toque em toque"

Reler publicações anteriores de Sérgio Travassos

Posts anteriores 
Por Julio Simi Neto 23 de novembro de 2024
Muito além das mesas
Por Luiz Oliveira 2 de novembro de 2024
Losers
Por Marco D'Amore 30 de outubro de 2024
O rei está nu
Por Marcio Bariviera 27 de outubro de 2024
Botão raiz
Mostrar mais
Share by: