Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Carlos Cláudio Castro (27/08/2021)

Número 0.


Vejam a interessante pergunta do amigo botonista Rodrigo Ribeiro, do Corinthians/SP: “Estou decorando um time e um jogador (botão) é o número 0 (zero). Pergunto, está dentro da regra? Faço a pergunta pois muitos entendem que zero é nulo.” Observemos o Item 15.7 da atual versão da regra 12 toques - “Botões da mesma equipe devem estar identificados com números diferentes entre si, com tamanhos mínimos de 2,5 mm e que se destaquem nos botões.”


O 0 (zero) é sim um número, a sua criação foi um marco importante para a humanidade. Foi o último número natural a ser instituído e não foi criado como unidade natural, ou seja, não foi feito para contagem. Sua origem não adveio da necessidade de marcar a inexistência de determinados elementos, mas de uma questão posicional da numeração. O zero e a escrita posicional possibilitaram a execução das operações numéricas, dos cálculos. Permitiu a elaboração das máquinas de calcular e dos computadores, afinal, a linguagem da computação é construída a partir da base binária, composta pelos algarismos 0 e 1.


Portanto, o número 0 pode sim ser usado na numeração dos botões e goleiros. Não é exclusividade do Futebol de Mesa, inclusive, há precedente no próprio Futebol, esporte que serviu de inspiração para o jogo de botões, vide o curioso caso do jogador marroquino Hicham Zerouali, que foi autorizado a usar o número 0 pelo Aberdeen, em 1999, clube da Premier League escocesa, depois que os fãs o apelidaram de "Zero".


Vale, entretanto, salientar que a simbologia, significado, precisa ser levada em conta. Assim sendo, o número 0 não é diferente de 00, por exemplo, não sendo possível ter componentes, botões ou goleiros, do mesmo time, assim diferenciados, pois são o mesmo número. Assim, se existe no time um número 00, não pode haver um 0. O mesmo vale para 1 e 01, 2 e 02, 3 e 03… 


Então, amigos, o 0 (zero) não é uma nulidade, nem para a matemática, nem enquanto representação simbólica, aí incluída a numeração dos nossos botões. Pode até ser estranho, mas a regra permite, e eu complementaria, acho até esteticamente interessante, mas isso é apenas minha opinião. Voltamos em 15 dias, até lá!


Referências : REGRAS OFICIAIS, MODALIDADE 12 TOQUES, EDIÇÃO MARÇO 2020 – v7, Item 14.2 e Item 15.7.

O cearense Carlos Cláudio Alencar de Castro é médico neonatologista, adepto do lema “ a arte torna a vida suportável”, fanático torcedor do Vozão, estudioso do Futebol de Mesa, membro do Comitê Gestor das Regras 12 Toques da CBFM.

....................................

carlos_claudio@mundobotonista.com.br

(085) 99158-6280

Biblioteca de "Dr. Regras"
Reler publicações anteriores de Carlos Cláudio Castro

Posts anteriores 
Por Julio Simi Neto 23 de novembro de 2024
Muito além das mesas
Por Luiz Oliveira 2 de novembro de 2024
Losers
Por Marco D'Amore 30 de outubro de 2024
O rei está nu
Por Marcio Bariviera 27 de outubro de 2024
Botão raiz
Mostrar mais
Share by: