Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Carlos Cláudio Castro (27/08/2021)

Número 0.


Vejam a interessante pergunta do amigo botonista Rodrigo Ribeiro, do Corinthians/SP: “Estou decorando um time e um jogador (botão) é o número 0 (zero). Pergunto, está dentro da regra? Faço a pergunta pois muitos entendem que zero é nulo.” Observemos o Item 15.7 da atual versão da regra 12 toques - “Botões da mesma equipe devem estar identificados com números diferentes entre si, com tamanhos mínimos de 2,5 mm e que se destaquem nos botões.”


O 0 (zero) é sim um número, a sua criação foi um marco importante para a humanidade. Foi o último número natural a ser instituído e não foi criado como unidade natural, ou seja, não foi feito para contagem. Sua origem não adveio da necessidade de marcar a inexistência de determinados elementos, mas de uma questão posicional da numeração. O zero e a escrita posicional possibilitaram a execução das operações numéricas, dos cálculos. Permitiu a elaboração das máquinas de calcular e dos computadores, afinal, a linguagem da computação é construída a partir da base binária, composta pelos algarismos 0 e 1.


Portanto, o número 0 pode sim ser usado na numeração dos botões e goleiros. Não é exclusividade do Futebol de Mesa, inclusive, há precedente no próprio Futebol, esporte que serviu de inspiração para o jogo de botões, vide o curioso caso do jogador marroquino Hicham Zerouali, que foi autorizado a usar o número 0 pelo Aberdeen, em 1999, clube da Premier League escocesa, depois que os fãs o apelidaram de "Zero".


Vale, entretanto, salientar que a simbologia, significado, precisa ser levada em conta. Assim sendo, o número 0 não é diferente de 00, por exemplo, não sendo possível ter componentes, botões ou goleiros, do mesmo time, assim diferenciados, pois são o mesmo número. Assim, se existe no time um número 00, não pode haver um 0. O mesmo vale para 1 e 01, 2 e 02, 3 e 03… 


Então, amigos, o 0 (zero) não é uma nulidade, nem para a matemática, nem enquanto representação simbólica, aí incluída a numeração dos nossos botões. Pode até ser estranho, mas a regra permite, e eu complementaria, acho até esteticamente interessante, mas isso é apenas minha opinião. Voltamos em 15 dias, até lá!


Referências : REGRAS OFICIAIS, MODALIDADE 12 TOQUES, EDIÇÃO MARÇO 2020 – v7, Item 14.2 e Item 15.7.

O cearense Carlos Cláudio Alencar de Castro é médico neonatologista, adepto do lema “ a arte torna a vida suportável”, fanático torcedor do Vozão, estudioso do Futebol de Mesa, membro do Comitê Gestor das Regras 12 Toques da CBFM.

....................................

carlos_claudio@mundobotonista.com.br

(085) 99158-6280

Biblioteca de "Dr. Regras"
Reler publicações anteriores de Carlos Cláudio Castro

Posts anteriores 
Por Breno Marques 19 de abril de 2025
Insight
Por Marcio Bariviera 18 de abril de 2025
Botão raiz
Por Flávio Semim 17 de abril de 2025
Notáveis
Por Jonnilson Passos 15 de abril de 2025
Botão com ciência
Mostrar mais