Painel do Mundo
Por Luiz Oliveira (02/07/2022)
Editorial:
A 32ª edição do Campeonato Brasileiro reafirmou o domínio do futebol de mesa paulista na modalidade 12 toques mas cariocas também mostraram força colocando representantes em todas as finais.
Depois de 2 anos parados pela pandemia, o ano de 2022 já seria histórico pela volta dos grandes campeonatos nacionais. Só que para o futebol de mesa da modalidade 12 toques ainda faltava um algo mais. Era preciso voltar com estilo e foi assim que chegamos à 32ª edição do Campeonato Brasileiro - que ficou marcado como o maior de todos os tempos com 240 botonistas vindos de 13 estados do Brasil federados à CBFM. Foram 128 adultos, 96 masters e 16 atletas da categoria sub-18.
Um acontecimento desse porte precisa de uma grande estrutura para receber tantos atletas ao mesmo tempo, além de equipes de mídia, transmissão dos jogos, staff, fãs do esporte, familiares e curiosos. Nada mais adequado do que um dos maiores clubes do mundo, o São Paulo Futebol Clube, que iniciou o seu departamento de futebol de mesa de forma bombástica em 2020, sediar em suas dependências o super-evento na capital Paulista.
As disputas nas categorias adulto e master começaram com grupos de 8 botonistas e, ao final de cada dia, 4 continuavam na disputa pelo título, sendo que no último dia se formavam grupos com apenas 4 atletas, classificando apenas 2 para as fases de mata-mata. Na categoria sub-18, o modelo foi um pouco diferente: todos se enfrentavam na fase preliminar e os 8 melhores partiram para os jogos eliminatórios.
TatoCau Lounge cercada de fãs para assistir a grande final na Arena Brianezi.
Muita água passou por baixo dessa ponte
Um dos destaques dessa edição tão especial de Campeonato Brasileiro foi o Lounge TatoCau, um estúdio de transmissão montado pelo Canal Mundo Botonista para a cobertura ao vivo do evento - que tinha como centro das atenções a Arena Brianezi, uma mesa exclusiva com iluminação especial batizada com a lendária marca de botões que celebra seus 50 anos.
Com mais de 24h de conteúdo entre jogos, balanços das rodadas e entrevistas, o espaço foi palco de passagens memoráveis, como a volta do campeão da última Copa do Brasil Cristopher Barres (RJ) às mesas (após grave acidente de automóvel em 2020), a participação de Carolina Paterno (única menina entre os atletas da sub-18), as lágrimas do pequenino Melli Jr. da S.E. Palmeiras, que apesar da pouca idade emocionou a todos após sua eliminação já nas quartas de final, além dos grandes mestres Élcio Buratini (MG)e Luiz Carlos Oliveira (RJ) - ambos da categoria master - entre outros.
Quanto aos resultados, numa análise geral deste 32º Brasileiro 12 toques, o grande destaque fica por conta do futebol de mesa paulista que faturou os títulos da 1ª divisão nas categorias adulto e sub-18 - mas há de se destacar também a força demonstrada pelo futebol de mesa do Rio de Janeiro que não apenas faturou o título da categoria master (com direito a uma final Flamengo x Botafogo) mas colocou botonistas em todas as finais.
Faça download das tabelas completas do 32º Brasileiro 12 toques:
Apesar do tamanho, os títulos principais das categorias só poderiam ter um único dono. Em jogo incontestável, Leo Lima (TMJ-SP) bateu Daniel Couto (Friburguense-RJ) na final do Sub-18 e levou o troféu para o bairro de Perus, periferia de São Paulo, de forma invicta. No Master, Armando (RJ) fez uma final de muita categoria e emoção contra o conterrâneo José Geraldo Ramos (RJ) e, com vantagem do empate, garantiu o seu primeiro título brasileiro. Na categoria adulto, Quinho Zuccato levou o penta-campeonato com uma campanha que, segundo o próprio jogador, representou uma "volta por cima" na sua carreira. Com muita técnica e foco, o botonista do clube XV de Agosto da cidade de Socorro, interior de São Paulo, bateu o carioca Rogerinho Nunes Luiz do Botafogo-RJ e somou mais um troféu de peso para sua vasta galeria. Com o título, Quinho iguala-se a Roberto de Lara Rodrigues como o maior campeão brasileiro da história - ambos detentores de 5 títulos na categoria principal.
Foi assim que chegou ao final o maior campeonato brasileiro da história do futebol de mesa, que foi grande nos números, mas foi muito maior pelos reencontros, resenhas, emoções e mostrou que campeões são aqueles enfrentam tantas dificuldades para manter o esporte não só vivo, mas vibrante.
Viva o futebol de mesa!
O 32º Campeonato Brasileiro em imagens
Preparamos uma galeria com mais de 160 fotos do 32º Campeonato Brasileiro 12 toques (São Paulo 2022) captadas pelas lentes do nosso repórter cinematográfico Alex Martins especialmente para o Portal Mundo Botonista. Divirta-se, compartilhe!
Todas as atenções do circuito do futebol de mesa da modalidade 12 toques se voltam agora para a 17ª Copa do Brasil que acontecerá em Londrina-PR e promete também ser um marco para a história dessa competição com o maior número de atletas inscritos em todos os tempos.
Luiz Oliveira é jogador de 12 toques e membro da diretoria do TMJ/SP. É designer, trabalha com tecnologia e se empolga com facilidade ao ver estratégias bem feitas e análises de dados. Palmeirense desde sempre, professor universitário durante 7 anos, baixista e dj por diversão, além de ser um eterno estudante que está sempre atrás de algo novo para se aprofundar..
....................................
luiz_oliveira@mundobotonista.com.br
(011) 98757-0035