Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Igor Quintaes (16/10/2024)

Domínio Brasileiro no Sul-americano 2024

A cidade de Antofagasta, no Chile, foi palco nos dias 12 e 13 de outubro da 11ª edição do Campeonato Sul-americano de Futebol de Mesa, realizado no Colégio Eben Ézer. Organizado com o apoio do missionário Aleksei Faria e sua equipe, o evento reuniu 23 atletas para competições nas seguintes quatro regras: 12 Toques, Sectorball, Subbuteo e Chapas.

A competição teve grande cobertura do canal 'Mundo Botonista', com o trabalho incansável e dedicado de Jefferson, de forma remota; e de Pedro Valente, presencialmente, a quem toda a comunidade botonista certamente agradece pela cobertura.

Domínio do Palmeiras nas competições por equipes

O grande destaque do campeonato foi o Palmeiras, que dominou as competições por equipes em três das quatro regras disputadas: 12 Toques, Chapas e Subbuteo. O clube paulista tornou-se o maior vencedor na 12 Toques e desempatou a acirrada disputa com o Vasco da Gama: 5 a 4. O Verdão venceu nos anos de 2014, 2015, 2017, 2019 e 2024. 

E o Verdão conquistou seus primeiros títulos por equipes nas regras Subbuteo e Chapas. O time foi também a maior delegação da competição com sete atletas: Quinho, Mauro, Michillin, Diney, Di Cicco, Muratore e Pedro Valente.

No entanto, na regra Sectorball, o Vasco mostrou sua força e, com as vitórias de Abel Cêpa e Igor Quintaes, sagrou-se campeão, ao vencer a Cabami (Chile) por 2 a 0. Este foi o terceiro título cruz-maltino nesta Regra. Venceu nos anos de 2017 e 2019 anteriormente.

O São Paulo foi o vice-campeão da Regra 12 Toques, sendo esta sua primeira vez no Sul-americano e entrando para um grupo seleto de participantes. O Tricolor paulista foi representado por Rafael Gaba, Thiago Lima 'Tico', Rodrigo Ramos e Victor Ferreira.

Já os anfitriões chilenos da Casa Batista da Amizade (Cabami) foram representados pelo seu líder, Aleksei, por sua filha Miriã e a turma composta pelo experiente Galindo e pelos jovens Yordan, Fernando, Wylder e Daniel. A equipe foi vice-campeã nas regras Subbuteo, Sectorball e Chapas, além de 3ª colocada na 12 Toques, e demonstrou muita evolução graças ao trabalho de Aleksei no Colégio Eben Ézer, sede da competição.

Resultados individuais

Nas disputas individuais, o Palmeiras continuou seu domínio na Regra 12 Toques, fazendo todo o pódio com:
Campeão: Quinho (Palmeiras)
vice-campeão: Michillin (Palmeiras)

3º lugar: Mauro (Palmeiras) 

Nas outras três regras – Subbuteo, Chapas e Sectorball – o grande destaque foi o vascaíno Abel, que brilhou e conquistou o título de campeão em todas elas, confirmando seu talento e consolidando o Vasco como uma força no futebol de mesa sul-americano.

Paralelamente ao Sul-americano foi disputada a Copa Deserto do Atacama nas duas regras mais antigas presentes na competição da América do Sul: Subbuteo e 12 Toques. Rafael Gaba (São Paulo) foi o campeão da 12 Toques. Di Cicco e Diney, ambos do Palmeiras, completaram o pódio na segunda e terceira posições, respectivamente.

No Subbuteo, o campeão foi Muratore (Palmeiras) seguido de Wylder e Aleksei, ambos da Cabami, na segunda e terceira posições, respectivamente.

A ressaltar, nesta edição, também, a presença pela primeira vez de dois atletas do Cepe 2004, de Santos(SP), com a participação de Mário Novaes e Sérgio Pivato.

Ranking Sul-americano Individual

Com os resultados da edição de Antofagasta, no Chile, Victor Heremann assumiu a liderança do Ranking Sul-americano com 2.230 pontos, seguido de Michillin (Palmeiras) com 2.220 pontos e Igor Quintaes (Vasco) com 2.160, que se tornou o único atleta a participar de todas as edições dos campeonatos sul-americanos. Em breve, a Confederação Sul-americana de Futebol de Mesa vai divulgar o Ranking completo e também os rankings das demais regras.

Seleções: Chile é Campeão nas Chapas e Brasil vence nas demais regras

Na disputa entre seleções, o Brasil, que contou com uma delegação de 16 atletas, mostrou sua supremacia ao vencer três nas quatro regras: 12 Toques, Sectorball e Subbuteo. Ao todo, agora, são onze conquistas na regra 12 Toques, quatro no Sectorball, sete no Subbuteo e três na Chapas que teve a seleção chilena como grande vencedora nesta edição. 


Com esse resultado, o Brasil reafirma seu protagonismo no cenário sul-americano do Futebol de Mesa, somando mais títulos às suas conquistas históricas.

Uma competição marcada pelo talento e união

O 11º Campeonato Sul-americano de Futebol de Mesa foi um grande sucesso, não apenas pelos resultados nas mesas, mas também pela organização e o espírito esportivo que tomou conta do evento. O Colégio Eben Ézer, sob a liderança de Aleksey Farias, acolheu com carinho todos os competidores, que viveram momentos de intensa competição e camaradagem. Vale destacar que o logotipo, em formato de desenho, desta edição, foi criado por Ana Raquel da Costa Faria, de 20 anos, filha do missionário Aleksey, responsável pelocolégio, onde o torneio foi disputado. Ela também pratica o futmesa, porém não pôde participar da competição. O formato de desenho da logotipo é uma homenagem ao trabalho de Aleksey e sua dedicação à formação de novos jogadores de Futebol de Mesa.

Com o Palmeiras dominando as disputas por equipes, Abel (Vasco) se destacando nas competições individuais e o Brasil conquistando todos os títulos de seleções, o campeonato de 2024 certamente será lembrado como uma das edições mais marcantes da história do Futebol de Mesa sul-americano.

O carioca Igor Quintaes tem formação em Jornalismo, área em que atua desde 2012, com uma rápida passagem, inclusive, pelo jornalismo esportivo. Atualmente é editor de uma revista do meio sindical e gerencia o site as mídias sociais da Sindilojas, empresa pela qual atual desde o ano 2000. No futebol de mesa atua pela vitoriosa equipe do Club de Regatas Vasco da Gama (RJ).

...................................

igor_quintaes@mundobotonista.com.br
(021) 97955-6962

Posts anteriores 
Por José Jorge Farah Neto 21 de julho de 2025
CBFM em ação
Por Claudio Pinho 18 de julho de 2025
Fala sério!
Por Rafa Pena 15 de julho de 2025
Estrat3gia
Por Gustavo Martorelli 14 de julho de 2025
Jogo de cavalheiros
Mostrar mais