Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Erismar Gomes (17/03/2022)

O surgimento da categoria Master


Olá Caros leitores,

Agradeço imensamente a oportunidade de escrever mais um ano para a coluna 12 giros aqui no portal Mundo Botonista. Na temporada passada essa coluna se dedicou a contar a história da regra 12 toques desde sua gênese até a sua evolução aos dias de hoje. A quem ainda não leu, deixo aqui o convite para conferir. Pois bem. Este ano pretendo escrever sobre assuntos gerais do Futebol de Mesa, algumas vezes tratando de história de algum tópico, outras vezes, de curiosidades e assuntos gerais desse maravilhoso esporte, espero que curtam, vamos lá.


E para "abrir os trabalhos" vou começar com um fato histórico para o Futebol de Mesa na regra 12 toques: A criação da categoria Master. Isso mesmo, aquela categoria para a qual muitos torcem o nariz,  julgam como a categoria de quem já não é mais competitivo ou de quem já fez o que tinha que fazer no esporte e agora tem uma categoria para poder continuar jogando.  O curioso dessa história é que a categoria começou com ingresso a partir de 35 anos. Sim, amigos - os velhinhos de 35 anos ou mais (rsrsrs).


Muitos ainda hoje perguntam o porquê da categoria Master? Por que não jogar todos juntos em categoria única a categoria adulto, separando apenas os garotos? Pois bem. Antes de mais nada, é preciso entender que a criação de uma nova categoria abre espaço pra mais gente jogar as competições oficiais. Isso é benéfico para o esporte. Quanto mais gente jogando mais o esporte se solidifica e cresce.

Vou citar um exemplo aqui de São Paulo, na criação da Master aproximadamente 5 Botonistas que estavam entre os top 20 no ranking Paulista e disputavam a série ouro desse campeonato migraram para o nova categoria. Na época o campeonato era disputado em blocos de 20 Botonistas ou seja 5 outros Botonistas da série prata subiram para a série ouro, outros 5 subiram para a série bronze e outros 5 que nem teriam vaga para a disputa agora poderiam jogar é um efeito dominó benéfico. Podemos verificar o mesmo efeito nos Brasileiros.


Para entendermos a criação da categoria Master , precisamos voltar no tempo. Vamos lá pra meados dos anos 90, esta era uma época de ouro do Futebol de Mesa, em particular da modalidade regra 12 toques. O esporte estava recheado de meninos e jovens que recém descobriram o jogar botão como um esporte organizado. O crescimento era vertiginoso, as disputas de Campeonatos Brasileiros que começaram em 1989 tinham cada vez mais participantes e representantes de mais estados a cada nova competição.


Algumas pessoas que pensavam o Futebol de Mesa (principalmente de São Paulo e Paraná) percebiam que era preciso abrir mais vagas pra mais gente jogar, outra coisa que incomodava alguns era a discrepância de oportunidade de treinar e manter a competitividade entre os adultos (que já tinham família, trabalho, compromissos pessoais) e os jovens na faixa de 15 a 24 anos que naturalmente tinham mais tempo para treinar. Alguns destes só estudavam e treinavam o Futebol de Mesa. Os criadores da categoria achavam que era uma competição injusta entre alguém que treina todos os dias e alguém que só pode treinar no máximo, uma vez por semana. Tudo bem que isso pode ser relativo, mas foi o pensamento da época.

Então, principalmente com a iniciativa de pessoas como Della Torre , Edu Henrique, Muradian, Atienza de São Paulo, Luiz Carlos (o Filé) do Paraná, Armandinho de Pernambuco, foi criada a categoria Master nos Campeonatos Brasileiros. A princípio em caráter experimental. Foi decidido que para ingressar na Master o Botonista teria que ter uma idade mínima de 35 anos. A experiência obteve êxito nos brasileiros mas só ganhou espaço nos campeonatos estaduais muito tempo depois. São Paulo, por exemplo, começou a ter ranking Master apenas em 2002 com campeonatos regulares tanto nos abertos como no Paulista do final do ano. A categoria foi ter Campeonato de Clubes (conhecido como campeonato por equipes) apenas em 2009 isso no estadual, enquanto o Brasileiro de equipes Master teve sua primeira edição somente em 2011.


O fato é que a categoria se consolidou, os Campeonatos são bem disputados e no Brasileiro, por exemplo, chega a ter fila de espera nas inscrições. Poderia ter ainda mais participantes não fosse o preconceito de alguns que não migram para a categoria por julgar uma categoria "inferior". Na minha visão, uma das coisas mais belas do nosso esporte é a possibilidade de pessoas de quaisquer idades poderem jogar de igual para igual - Um senhor de 70 anos ou mais pode perfeitamente ser tão competitivo como um jovem de 20, 30 anos. É só estar em perfeitas condições de saúde. Aqui em "Sampa" temos etapas nas quais as categorias jogam misturadas e por várias vezes um Mater se sagrou Campeão.


Bem amigos (com licença Galvão Bueno rsrs) é isso! Espero ter contribuído um pouquinho mais para ampliar o conhecimento dos amigos sobre o assunto. Até a próxima coluna é daqui a um mês, passa rapidinho. Um abraço a todos.

Biblioteca de "Doze Giros"
Reler publicações anteriores de Erismar Gomes

O corretor de seguros Erismar Ferreira Gomes, 58 é paulista, torcedor do Santos F.C, e um apaixonado pelo futebol de mesa e virtual (no video-game). No Futebol de Mesa tem um rastro indelével tanto no espectro da gestão (tendo sido diretor de departamentos em clubes importantes como Corinthians e Maria Zélia) e presidente da Federação Paulista; quanto na qualidade de atleta - onde ostenta inúmeros títulos, incluindo um bicampeonato Brasileiro por equipes e o título Brasileiro individual em 2005 (ambos na categoria masters). Erismar é uma testemunha privilegiada da história e evolução da regra 12 toques pois não apenas a viu nascer mas participou ativamente da sua história. 

....................................

erismar@mundobotonista.com.br

(011) 99653-1317

Posts anteriores 
Por Flávio Semim 17 de abril de 2025
Notáveis
Por Jonnilson Passos 15 de abril de 2025
Botão com ciência
Por Valmar Talamo Domingues 14 de abril de 2025
Botões d'além mar
Por Alysson Cardinali 12 de abril de 2025
Planeta Dadinho
Mostrar mais