Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Planeta Dadinho

Por Claudio Murcilli (15/03/2022)

Por que se chama Subbuteo?  


Em uma época anterior à televisão e às plataformas de streaming disponíveis as 24 horas do dia, quando somente havia três canais de TV para escolher e os videogames no eram mais do que ficção científica, a ferramenta mais efetiva para a diversão de um menino era a sua imaginação. Na maioria das vezes o que inspirava a imaginação era o futebol com todos os seus passes, gols e esquemas tácticos.


Corria o ano 1946 e na Inglaterra do pós-guerra havia um sentimento palpável de alívio e um desejo genuíno de voltar a divertir-se. As famílias de todas as partes do país buscavam coisas novas para fazer no seu tempo ocioso. Peter Adolph, um empresário e ornitólogo, pensou que deveria existir alguma forma de explorar isso como negócio. Adolph encomendou um anúncio que seria publicado na página 53 da edição de agosto de 1946 do jornal "The boy's own paper" sobre um produto que estava somente na sua mente e que ainda não havia criado: ele havia solicitado uma patente no dia 9 de agosto de 1946.*

Quando o anúncio foi publicado, Adolph estava em uma viajem de negócios aos Estados Unidos para avaliar os ovos de uma ave rara. Surpreendentemente para ele, e certamente para sua mãe, os pedidos chegaram. Sua mãe entrou em pânico, e lhe enviou um telegrama perguntando o que deveria fazer com cerca de 7.500 libras que havia recebido através de envios postais, (hoje o equivalente a uns 200 mil dólares.


Peter Adolph voltou rapidamente para a Inglaterra e, com a ajuda de sua mãe, começou a criar o primeiro lote do que se chamaria Subbuteo. O nome do jogo deriva do seu amor pelas aves, mais precisamente, por um falcão cujo nome científico é falco subbuteo. Desde seu humilde começo em 1947, em Tunbridge Wells, Kent, na casa da sua mãe, Peter Adolph, o "pai do subbuteo", conseguiu desenvolver a marca até o ponto em que, em seu apogeu, o Subbuteo era jogado em mais de 50 países por mais de 1.000.000 de praticantes.

Biblioteca de "Subbuteo Planet"
Reler publicações anteriores dos cronistas desta coluna.

O argentino Claudio Murcilli é um apaixonado adepto e divulgador do futebol de mesa em todas as suas modalidades. Foi campeão sul-americano individual de Subbuteo, quatro vezes campeão como capitão da equipe AS Rosario da Copa Sul-americana e outras quatro com a Seleção Argentina. Possui o recorde de haver vencido por dois años consecutivos a tríplice coroa do Campeonato Argentino de Futebol de Mesa nas três modalidades disputadas: Bola 12 Toques, Subbuteo e Chapas nos anos 2015 e 2016.

....................................

murcilli@mundobotonista.com.br


Posts anteriores 
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Por Giovanni Nobile 7 de dezembro de 2024
Tá no filó
Por José Jorge Farah Neto 7 de dezembro de 2024
CBFM em ação
Por Giuseppe Spasiano 6 de dezembro de 2024
Subbuteo Planet
Mostrar mais
Share by: