Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

  Por Julio Simi Neto (30/11/2023)

Um lugar

Caro e fiel leitor do “Muito Além das Mesas”, permitam-me iniciar este nosso último texto do ano levantando uma questão: Vocês já repararam que dos últimos anos as pessoas estão mais estressadas, impacientes, inseguras e sem rumo? A depressão, segundo os especialistas, vem batendo o recordes pelo Mundo com altas taxas de suicídio nos últimos tempos.


Não por acaso a Netflix lançou na sua plataforma um interessante e bonito filme de produção canadense com a estreia de uma atriz estadunidense Robin Wright como diretora. O titulo desse drama é “Um Lugar” (2021).


Enfim, o que você irá ver na sua telinha é uma mulher de nome Edde (Robin Wright) que de repente se vê incapaz de ficar conectada com o mundo após ela perder sua família numa tragédia.


Para ela a vida acabou ali. Com isso se desfez de tudo e de todos para ir morar sozinha numa pequena casa de madeira em meio à floresta nas distantes montanhas rochosas, lugar no qual, com o tempo, a morte lenta pela falta de experiência em sobrevivência será inevitável.


À noite em meio à solidão, ouve estranhos barulhos, além dos animais e aves que só vivem nas montanhas, incluindo as alterações do clima. Mas, nada impede dela desistir do seu plano de isolamento ao fugir da civilização. 


Passados alguns meses, o inesperado acontece, quando um veterano caçador e conhecedor da região chamado Miguel (Damián Bichir), surge e ao ver a precária situação da solitária moradora, mesmo sem saber o porquê, ele ensina Eddie (Wright) a caçar para sobreviver a sua nova vida.


Inicia então entre eles uma amizade, que pode alterar o comportamento de Eddie quando ela descobre seu triste passado e um grave problema que Miguel (Bichir) possui.


Isto é “Um Lugar” que trás uma belíssima fotografia, onde a natureza é soberana, além de ser um filme silencioso, curto com poucos diálogos e personagens. Um ótimo drama de reflexão que vale a pena assistir e curtir com a sua família, amigos ou companheira. “Um Lugar” esta na Netflix e o seu sucesso no “boca a boca” foi surpreendente.


O ano de 2023 chega ao fim, espero que vocês leitores do “Muito Além das Mesas” tenham gostado das dicas de filmes e livros que esta coluna proporcionou neste ano. Entramos agora no nosso período de férias. Aproveito para desejar a todos vocês Boas Festas e um ótimo 2024 de muita paz e realizações.


Um lugar
Direção:
Robin Wright
Título original: Land
Lançamento: 2021
País de origem: Canadá e EUA
Duração:  (84 minutos)

Biblioteca de "Muito Além das Mesas"
Reler publicações anteriores de Julio Simi Neto.

Formado em comunicação social na faculdade Cásper Libero, talentoso escritor de obras ficcionais (duas das quais já publicadas) e cinéfilo desde garoto, Julio Simi Neto, mais conhecido como Julinho, é nascido em São Paulo no ano de 1956 e, como todos os botonistas, pratica o jogo de botão desde pequeno, época em que vivia na Vila do Matarazzo no bairro do Belenzinho. Foi um dos fundadores da "Villa Botão", uma das mais famosas garagens do futmesa paulista que perdurou de 2002 a 2008. Foi nesta época que Simi idealizou o "Vai Pro Gol", um dos primeiros veículos de comunicação via Internet - uma espécie de boletim semanal que, apesar de focar no futebol de mesa, incluía curiosidades e dicas culturais.
....................................
simi@mundobotonista.com.br
(011) 99987-8225
Posts anteriores 
Por Julio Simi Neto 23 de novembro de 2024
Muito além das mesas
Por Luiz Oliveira 2 de novembro de 2024
Losers
Por Marco D'Amore 30 de outubro de 2024
O rei está nu
Por Marcio Bariviera 27 de outubro de 2024
Botão raiz
Mostrar mais
Share by: