Saudações amigos do Mundo Botonista!
O tema da coluna dessa semana é direcionado às derrotas e o que nós aprendemos com elas. E já digo que é muita coisa! Independente do resultado, sempre estamos aprendendo a cada partida que fazemos. Tanto na derrota como na vitória, sempre podemos observar pontos importantes com os resultados dos jogos.
A primeira coisa que aprendi com a derrota foi que quando se perde, sempre foi porque o adversário foi melhor no jogo. Independente do que possa ter acontecido na mesa, ele foi merecedor do resultado e ponto final. Parabéns pra ele e bola pra frente, mas sempre observando e recapitulando o que possa ter dado errado de sua parte durante o jogo. Algum lance arriscado, uma jogada que não deu certo, um chute teoricamente fácil e que não fez o gol, tudo isso são fatores para uma derrota, além dos méritos do adversário.
Agora, botar culpa na mesa, na bolinha, no vento, na luz? Isso não é legal. Isso é desvalorizar seu adversário. Até porque todos esses fatores, se estão ruins pra você, também estarão ruins para seu adversário, ou seria diferente pra ele? Acho que não hein.
Existem derrotas que marcam mais do que outras, jogos importantes e decisivos. Nesse momento, o que se tem que pensar é onde errou e porque errou, para que lá na frente numa situação parecida, os erros não voltem a acontecer.
Portanto amigos, existe sim muitos meios de aprender alguma coisa no nosso esporte com as derrotas, principalmente na valorização da partida do seu adversário, sempre sabendo que você fez o máximo para ganhar a partida, mas seu adversário foi melhor, isso também o engrandece!
Grande abraço a todos!!!