Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Por Quinho Zuccato (22/10/2020)

Chegou a hora de mudar?

Saudações, amigos do Mundo Botonista! 

A coluna dessa semana é sobre um tema que divide muitos botonistas. Mudança de time durante a competição, vantagem ou desvantagem? Existem muitos jogadores que chegam a usar muitos times durante um campeonato, mas eu não sou um deles. Prefiro sempre jogar com o time que tenho confiança e acredito que sempre o time pode se adaptar às situações que o campeonato lhe oferece, como temperatura, ambiente, piso de jogo (mesa) e bolinhas leves ou mais pesadas.

Hoje, muitos botonistas mandam fazer times com várias medidas diferentes e uma quantidade maior de botões do mesmo time para poderem ter uma variação, sem trocar de time. Essa sim é uma ótima hipótese de sucesso. Eu mesmo já fiz alguns times com botões de ataque com medidas diferentes para que pudesse mudar o estilo de jogo sem mudar o time. Uma opção que, na maioria das vezes, dá certo. 

Também já mudei de time dentro de um torneio, foram poucas vezes, mas já fiz e obtive êxito. O meu conselho é que sempre tenha uma variação nos times, vá para um campeonato com mais de uma opção. Se não gosta de mudar altura e grau, mude a cava, o furo, o diâmetro, mas mude. Isso pode fazer a diferença, nem que seja em uma única situação em um jogo importante. Isso pode ser um fator decisivo tanto para a derrota como para a vitória. Quem sabe até para um título. Arrisque! Seja inteligente! Faça com que o adversário tenha dificuldades em te marcar, usando botões com medidas diferentes. 

Boa sorte, grande abraço a todos!
O Socorrense Marcus Paulo Liparini Zuccato, ou simplesmente Quinho, como é conhecido no meio botonístico, está entre as maiores lendas do futebol de mesa. Campeão mundial, foi talhado para caçar títulos desde garoto, (campeão brasileiro da categoria principal aos 15 anos de idade, um recorde até hoje jamais igualado. Enquanto colunista do Mundo Botonista, a cada semana Quinho divide um pouco do que sabe sobre questões relacionadas à técnica de jogo na modalidade 12 toques.
....................................
quinho_zuccato@mundobotonista.com.br
(019) 99285-2374
Biblioteca de "1 toQuinho +"
Reler publicações anteriores de Quinho Zuccato
Posts anteriores 
Por Luke de Held 10 de novembro de 2025
Luke de Held, 57 anos, nascido em Londrina é botonista, guitarrista apaixonado por Rock n Roll, Blues e Beatles. Promotor de Justiça no Paraná, pai do Álamo, da Sofia e da Ana, marido da Vivi, filho da Dona Leonice e do Seu Lucilio. Este paranaense, aparixonado pelos esportes, praticou vários deles, sempre com excelente desempenho e muito foco: Faixa preta de Jiu-jitsu, foi medalhista de bronze no Mundial CBJJE 2009 e campeão Sul-Americano Master 2012 da modalidade. No atletismo sagrou-se tetracampeão paranaense, vice campeão Brasileiro, recordista juvenil e Jr. dos 400m rasos nos anos 80. Torcedor ferrenho do Londrina Esporte Clube, tem como meta ser campeão brasileiro de futebol de mesa, o esporte ao qual se dedica atualmente.
Por Sidney Alves 9 de novembro de 2025
Todas as cores do mundo, Tribuna do leitor
Por Flávio Semim 7 de novembro de 2025
Notáveis
Por Julio Simi Neto 7 de novembro de 2025
Muito além das mesas
Mostrar mais