Saudações amigos do Mundo Botonista!
O tema da coluna de hoje é em relação à situação da Regra em que o jogo não acaba com o apito do relógio. O famoso chute na campainha! Quem nunca ouviu em um campeonato a famosa frase: "TEM CHUTE!!!". Momento máximo da nossa modalidade, após o fim do tempo, caso o botonista tenha pedido para chutar a gol antes do apito. Concentração ao extremo, nervosismo à flor da pele, alguns não conseguem se controlar, a mão chega a tremer. Mas alguns fazem de conta que é somente mais um chute. Digo a todos: Não é!
Não somente jogos, mas títulos são decididos na campainha. E cada vez mais está acontecendo, em 2019 nos 3 torneios nacionais, Campeonato Brasileiro Individual, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro por Equipes, tivemos todos eles sendo decididos por chutes na campainha. Com 2 acertos e 1 erro, uma estatística super interessante.
Já passei por isso algumas vezes, na maioria o final não foi bom pra mim rsrsrs. A primeira aconteceu em 1998, numa final de Torneio Aberto Juvenil. Jogando contra o Vinicius de Simoni, tomei o gol do empate que me tirou o primeiro título da minha vida. A segunda, novamente meu amigo Vinicius, mas em um jogo de Equipes, Círculo Militar contra Palmeiras. Última rodada, chute na campainha, bola do meio campo. Se ele erra, o Palmeiras era campeão, e adivinhem? Bola no meio do gol em cima do "Pepsinho" do Michilin.
Outro grande monstro das campainhas é meu irmãozinho Thiago, também do Círculo Militar. Ninguém esquece o gol do título brasileiro individual em 2019, contra o Robertinho. Mas 3 anos antes, tanto ele quanto o Vinicius jogavam comigo pelo XV de Agosto. E em 2016, pelo Campeonato Brasileiro de Equipes, nosso Tico Mico fez o gol do título mais importante da história do clube. Com esses dois nós não podemos brincar quando o assunto é campainha.
Portanto, amigos, nosso esporte é único, porque não "acaba quando termina", sempre vai ter alguém lá no ginásio gritando: "TEM CHUTE!!!"
Grande abraço a todos!!