Saudações, amigos do Mundo Botonista!
O tema da coluna dessa semana é a importância dos Clubes de Futebol para o Futebol de Mesa. Quando comecei a praticar o Futebol de Mesa, aqui no estado de São Paulo, somente o Palmeiras possuía um departamento de Futebol de Mesa. Eu, como palmeirense, achava aquilo o máximo, o Palmeiras estava no auge da Parmalat, então eu olhava aquele pessoal, como Mauro, Gil, Michilin, Diney, entre outros, e os via como se fossem jogadores de futebol, mesmo! Pensando: "um dia ainda vou jogar com esses caras", o resto é história rsrsrs.
Após um tempo, o Corinthians retomou suas atividades, assim como foi criado o departamento do Santos e do Rio Branco de Americana, depois vieram a Portuguesa Santista e, atualmente, o São Paulo Futebol Clube.
Agora, qual a importância do Clube de Futebol para o Futebol de Mesa? Toda! Principalmente divulgação do nome do clube, matérias nas redes sociais e site oficial, criação de um espaço para a prática do esporte dentro do clube e, para mim, o principal, atrair novos adeptos sócios do clube para a modalidade.
Eu falei dos clubes do estado de São Paulo, mas no Rio de Janeiro temos os quatro grandes, Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo, além do tradicional América. Em Santa Catarina, hoje, temos o Avaí, que tem uma das salas mais incríveis de futebol de mesa do país. Na região Nordeste, temos o Ceará, Fortaleza, Ferroviário, Sport Recife, Santa Cruz, Náutico, entre outros. Todos, clubes que abriram suas portas para o Futebol de Mesa através de sócios e botonistas que lutaram por um espaço para divulgação.
Isso faz com que o futebol de mesa vá crescendo cada vez mais! Imaginem para um Clube de Futebol, ter uma equipe campeã mundial de Futebol de Mesa. Isso já aconteceu com Palmeiras e Vasco. E assim, como o clube é importante para o nosso esporte, o nosso esporte é sim muito importante para o clube! Acho que a maioria dos botonistas torcedores dessas equipes sonham em um dia vestir e representar o clube do coração!
Grande abraço a todos!