Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Por Quinho Zuccato (05/11/2020)

2020, o ano que... existiu! 


Saudações, amigos do Mundo Botonista! 

Em minha última coluna desse ano, nada melhor do que uma retrospectiva. Portanto, sim, existiu Futebol de Mesa em 2020! Estamos passando por momentos nunca antes vistos, uma situação que é nova para todo mundo e espero que em breve tudo isso passe e nós voltemos a viver nossas vidas de um jeito mais tranquilo.

Ouvi muitas pessoas dizendo que 2020 não existiu, ainda mais pro nosso esporte. Eu tenho uma visão diferente, pensem bem o quanto nós vivemos do Futebol de Mesa esse ano. Tudo isso graças ao Mundo Botonista. Novos colunistas, novas matérias, novos programas, novos podcasts... e por aí vai. Procuramos todo dia, e isso é verdade, entreter você, botonista, de várias formas e pensamentos diferentes, desde acontecimentos hilários até dicas de, praticamente, "como se jogar botão". 

Esse é o nosso mundinho. Ele nunca vai acabar, enquanto estivermos aqui sempre vai haver o futebol de mesa, com ou sem pandemia. Gostaria aqui de deixar meu agradecimento especial ao Jeferson Carvalho pelo espaço onde posso não só contar a minha visão sobre vários assuntos, mas "abrir a cabeça" dos botonistas para visões diferentes sobre o esporte. Muito obrigado pela oportunidade! 

Grande abraço a todos, e até 2021!
O Socorrense Marcus Paulo Liparini Zuccato, ou simplesmente Quinho, como é conhecido no meio botonístico, está entre as maiores lendas do futebol de mesa. Campeão mundial, foi talhado para caçar títulos desde garoto, (campeão brasileiro da categoria principal aos 15 anos de idade, um recorde até hoje jamais igualado. Enquanto colunista do Mundo Botonista, a cada semana Quinho divide um pouco do que sabe sobre questões relacionadas à técnica de jogo na modalidade 12 toques.
....................................
quinho_zuccato@mundobotonista.com.br
(019) 99285-2374
Biblioteca de "1 toQuinho +"
Reler publicações anteriores de Quinho Zuccato
Posts anteriores 
Por Luke de Held 10 de novembro de 2025
Luke de Held, 57 anos, nascido em Londrina é botonista, guitarrista apaixonado por Rock n Roll, Blues e Beatles. Promotor de Justiça no Paraná, pai do Álamo, da Sofia e da Ana, marido da Vivi, filho da Dona Leonice e do Seu Lucilio. Este paranaense, aparixonado pelos esportes, praticou vários deles, sempre com excelente desempenho e muito foco: Faixa preta de Jiu-jitsu, foi medalhista de bronze no Mundial CBJJE 2009 e campeão Sul-Americano Master 2012 da modalidade. No atletismo sagrou-se tetracampeão paranaense, vice campeão Brasileiro, recordista juvenil e Jr. dos 400m rasos nos anos 80. Torcedor ferrenho do Londrina Esporte Clube, tem como meta ser campeão brasileiro de futebol de mesa, o esporte ao qual se dedica atualmente.
Por Flávio Semim 7 de novembro de 2025
Notáveis
Por Julio Simi Neto 7 de novembro de 2025
Muito além das mesas
Por João Paulo Leal 1 de novembro de 2025
Todas as cores do mundo, Tribuna do leitor
Mostrar mais