Painel do Mundo
Por Quinho Zuccato (18/07/2024)
Saudações amigos do Mundo Botonista! A coluna de hoje é um reconhecimento, um destaque e uma homenagem a um grande amigo que o futebol de mesa me deu. Uma pessoa que me lembra muito meu pai, Anacleto, pelo que fez e pelo que faz pelo esporte, tanto na sua região Nordeste, quanto no âmbito nacional. Estou falando do craque Éder Sérgio.
Muitas vezes pensamos em viagens para torneios disputados na região Nordeste, e usualmente a desculpas são sempre as mesmas; alto custo de passagens, deslocamento, entre outras. Já pararam para pensar que não é todo ano que tem um torneio em nível nacional por lá? Já pararam para pensar que todo ano o pessoal do Nordeste e da região Norte viajam duas ou três vezes para disputar as competições nacionais? Éder e outros atletas dessas regiões não medem esforços para participar dos campeonatos. Está sempre presente, tanto nos torneios nacionais, como em sulamericanos e mundiais.
Finalmente, todo esse esforço foi recompensado. Depois de bater na trave em 2017, na sua terra natal, Caruaru, com o vice-campeonato brasileiro da categoria Máster, em 2022 chegou "a virada da chave" no seu currículo como botonista, pois a AABB de Caruaru, capitaneada por ele, conquistou o primeiro título nacional da regra 12 toques do Nordeste em uma competição por equipes, o Campeonato Brasileiro Brasileiro Master. à época, ouvi gente dizer que teriam sido campeões porque o torneio fora lá em Caruaru. Estou certo que essa dúvida foi completamente dirimida pelo crescimento contínuo do Éder Sérgio no esporte.
Já no ano seguinte, ele foi campeão da Copa do Brasil, sua primeira conquista nacional individual - como acontecera em 2022 - torneio também disputado em Caruaru. Veio então a temporada 2024 e o pessoal do Nordeste adotou uma nova bolinha para disputar os torneios estaduais, o que poderia servir de desculpa para os amigos nordestinos justificarem eventuais maus resultados quando fossem jogar o Campeonato Brasileiro individual, visto que a competição em Londrina-PR seria jogada com outra bolinha (oficializada pela CBFM). Enganaram-se novamente os prognósticos pessimistas. Éder, conquistou seu primeiro título de Campeão Brasileiro Individual Máster, não se preocupando com a diferença entre os materiais.
Há poucos dias, Éder sagrou-se tetracampeão Máster da Copa Norte/Nordeste de Futebol de Mesa, confirmando sua excelente fase e ampliando o já imenso reconhecimento dentro do nosso esporte, tanto em sua região como por todo o país. Parabéns Éder Sérgio. Meu amigo Pezão! Companheiro de viagens e de conversas para a melhoria do nosso esporte. Você é a maior estrela do Nordeste.
Grande abraço a todos.
O Socorrense Marcus Paulo Liparini Zuccato, ou simplesmente Quinho, como é conhecido no meio botonístico, está entre as maiores lendas da história do futebol de mesa. Campeão mundial, foi talhado para caçar títulos desde garoto. Campeão brasileiro da categoria principal aos 15 anos de idade (um recorde até hoje jamais igualado), Zuccato é o maior campeão Brasileiro da história com 6 troféus em sua galeria. Enquanto colunista do Mundo Botonista, uma vez por mês Quinho divide um pouco do que sabe sobre questões relacionadas à técnica de jogo na regra que pratica com absoluta maestria, a 12 toques.
....................................
quinho_zuccato@mundobotonista.com.br
(019) 99285-2374