Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Por José Carlos Cavalheiro (25/05/2021)

Abraça que o filho é seu. 

Reynaldo Antunes

No início dos anos 1990 Reynaldo estava buscando um uma forma de aumentar a renda familiar. Conversando com seu filho Felipe, que tinha uns 10 anos, este sugeriu que ele fizesse times de botão para vender para os amigos. Lendo uma revista Placar, exatamente na última folha, havia uma matéria sobre um campeonato de futebol de mesa em um Shopping em São Paulo. Reynaldo entrou em contato com a redação da revista conseguiu o telefone do Sr. Élcio Buratini. Aproveitando uma viagem de trabalho à capital paulista foi apresentado a um mundo que não conhecia. Na viagem seguinte na bagagem também estava a ideia de fazer uma parceria com o Sr. Élcio. Começava a surgir a empresa Bola&Botão, que vendia todo o material da modalidade Bola 12 Toques no Rio de Janeiro. 

Torneio no Via Parking Shopping 1994.

Em 1994, por ocasião da Copa do Mundo nos Estados Unidos, surgiu a oportunidade de organizar um torneio no Via Parque Shopping, com duração de 15 dias, para 300 pessoas. Com a vitória brasileira na competição o torneio foi um sucesso gerando uma matéria de 30 minutos no canal Top Sport (depois virou SPORTV) com a Glenda Koslowski e apareceu até no Fantástico. A partir da I Copa Placar Via Parque Shopping de Futebol de Mesa, apareceram alguns aficionados pela modalidade na cidade, entre eles, quem escreve essas linhas.


Outra ação marcante do Reynaldo foi ter levado a modalidade Bola 12 Toques para a Associação Rio de Futebol de Mesa (ARFM) em 1997. Em 2000, depois de algumas divergências com a Liga de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (LIFUMERJ), onde a ARFM estava filiada, a modalidade migrou para a Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (FEFUMERJ), entidade ligada à modalidade Bola 3 Toques. Seguindo mais uma vez o exemplo de São Paulo, onde clubes de massa como Palmeiras, Corinthians e Santos participavam das competições estaduais da modalidade, criou o Departamento de Futebol de Mesa do Fluminense Football Club.

Quiosque no Shopping Tijuca.

Nessa época a Bola&Botão tinha um quiosque no Shopping Tijuca. A partir desse núcleo a modalidade começo efetivamente a crescer na cidade. Nesse local foi realizado o Desafio BR Distribuidora, outro grande evento do futebol de mesa no Rio de Janeiro, que contou com a colaboração da FEFUMERJ e de vários atletas. No dia das finais, a cereja do bolo: Oscar Schmidt foi prestigiar o evento no Shopping Tijuca. Outro evento marcante foi o Torneio Chopp da Brahma, competição que aconteceu no Rio e em São Paulo de forma simultânea.

 

Outro momento importante, que contou com a capacidade de organização do Reynaldo, foi a realização do Campeonato Brasileiro Individual de 2004, primeira grande competição nacional da modalidade a ser realizada no Estado. Nesse evento, através de ações políticas das quais Reynaldo participou, foi sacramentado que a FEFUMERJ seria a única entidade representativa no futebol de mesa do Rio de Janeiro, o que levou a federação a ser o que é hoje.

Reynaldo atuando pelo Fluminense.

Não somente como organizador Reynaldo foi importe para o futebol de mesa carioca. Foi também um atleta de destaque, tendo sido Campeão Estadual Adulto em 2001, na primeira competição organizada pela FEFUMERJ. No ano anterior ele ficou com o vice-campeonato na última competição pela LIFUMERJ. Foi ainda Campeão Máster do Torneio Rio x São Paulo em 2002 e Campeão Estadual Máster em 2003, além de três vice-campeonatos estaduais estaduais na mesma categoria (2002, 2004, e 2006) e de um vice-campeonato brasileiro máster em 2005.

 

Pela criação da Bola & Botão, pelos eventos que organizou, por levar a modalidade 12 Toques para a Associação Rio e para o Fluminense e pela sua participação na FEFUMERJ - como dirigente e atleta - podemos dizer que Reynaldo Antunes é um dos pais do futebol de mesa no Rio de Janeiro. Entretanto, ninguém pode ter na sua certidão de nascimento o nome de diversos progenitores. Sendo assim Reynaldo, assina o documento e abraça a criança que esse filho é seu.

Formado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, José Carlos Marques Cavalheiro, nasceu na capital carioca no ano de 1962. Foi atleta de futebol de mesa na modalidade Bola 12 Toques de 1998 a 2005, quando foi viver em diferentes lugares: São Paulo, Paris, Jundiaí e Bogotá, onde atualmente reside. É o responsável pelo site da FEFUMERJ desde dezembro de 2004. Atualmente exerce o cargo de Diretor de Comunicação da entidade.

....................................

fefumerj@fefumerj.com.br

www.fefumerj.com.br

Biblioteca de "É tudo Botão"
Reler publicações anteriores de José Carlos Cavalheiro
Posts anteriores 
Por Carlos Claudio Castro 29 de janeiro de 2025
Dr. Regras
Por Alysson Cardinali 28 de janeiro de 2025
Planeta Dadinho
Por Jeferson Aparecido 14 de janeiro de 2025
Notícias do Mundo
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Mostrar mais
Share by: