Esse dia, sem dúvida, vai ficar na história. Foi numa noite de muito frio na cidade de São Paulo em que no nosso clube surgiram uns “gatos pingados” para treinar. Isso provou que a maioria dos botonistas escolheram aquela quinta-feira para ficar em casa se aquecendo.
Enquanto eu estava lustrando meu time, bem próximo a mim estavam dois amigos que se preparavam para uma partida amistosa. Foi quando um comentou com o outro: - Nossa!! Hoje tá muito frio!!
Ao ouvir aquilo, o companheiro disse:
- Frio foi o que passei nos EUA, um inverno em Nova York daqueles de rachar o coco.
Opa!! “Um Inverno em Nova York”. Essa frase chegou rapidamente nos meus ouvidos e, no ato, já me veio um incrível filme intitulado “Um Inverno em Nova York”, produção de 2019, sob a direção da dinamarquesa Lone Scherfig e que está disponível na plataforma da Netflix.
O que você irá ver nesse sensível e humano drama é a jovem mãe chamada Clara (Zoé Kazan). Ela mora próximo à cidade de Nova York e, com seus dois filhos menores, Clara (Kazan) foge sem que o marido, um policial violento, perceba. Sendo assim, Clara vai até Nova York pedir amparo ao seu sogro, que nada pode fazer. Sem destino e nem mesmo onde morar, a mãe e seus filhos ficam rodando pela cidade, morando dentro do carro. Ela entra nos hotéis para furtar restos de comida e ao mesmo tempo tem o medo de saber que o marido, uma hora, pode encontrá-los.
Enquanto isso, uma enfermeira à beira do stress, pois trabalha no PS de um hospital público, chamada Alice (Andrea Riseboro), é solitária e, como fuga nas horas de folga, lidera um grupo de ajuda a pessoas carentes que se reúnem no salão de uma igreja.
Neste grupo está Mark (Tahar Rahim), um jovem que esteve preso pagando a culpa pelo irmão e ao sair da cadeia, arranjou um emprego como gerente em um restaurante russo decadente. O mais engraçado é que Mark (Rahim) leva para esses encontros o seu advogado, John (Jay Baruchel).
Ao mesmo tempo, temos também um outro jovem de nome Jeff (Caleb Landry Jones), um rapaz sem rumo, atrapalhado e que foi recolhido debaixo de uma ponte pelo serviço social. Ele acabou indo ajudar a enfermeira Alice a servir sopa e abrigo para os sem teto.
Enfim, esses são os personagens desse belíssimo filme que aos poucos vão se conhecendo e um ajuda o outro, mostrando que ainda tem jeito de se recomeçar, incluindo o acolhimento humano para fugir do rigoroso inverno nova-iorquino, somado aos problemas de uma cidade grande.
Isso é “Um Inverno em Nova York”, um filmaço que exige reflexão, onde os atores, ainda em formação, cumprem seus deveres na atuação, com muito talento. Nos festivais por onde foi exibido esse filme recebeu muitos aplausos. Portanto, confira na Netflix que você não irá se arrepender.