Painel do Mundo
Por Chico Júnior (29/10/2021)
Sabemos que o futebol de mesa faz amigos, também sabemos que o jogo de botão é uma brincadeira de amigos, mas no nosso ambiente competitivo é difícil pra caramba enfrentar um amigo e abaixo conto uma história que colocou em um momento decisivo dois amigos.
O ano de 2011 foi marcado como o ano mais competitivo no futebol de mesa paulista na categoria de aspirantes, isso porque quatro equipes disputavam o título ponto a ponto, Círculo Militar, Corinthians, Meninos e Bloco do R. A cada rodada a liderança mudava de mãos.
O campeonato foi disputado no formato de turno e returno, pontos corridos. Meninos e Círculo jogariam na rodada e quem fosse o vencedor teria muitas chances de ser o campeão. O Meninos, que folgaria na última rodada, com os 3 pontos, levaria seu primeiro título de aspirantes. Já o Círculo, na época meu time, se fosse vitorioso, bastaria vencer o lanterna Fundação, em casa, na última rodada, para ficar com a taça.
Jogo tenso, gol na campainha daqui, gol na campainha de lá, e as equipes foram para o intervalo com vantagem para o Meninos. O destaque até então era Aldecoa, que estava “possuído”, acertando tudo. Foi aí que, durante o intervalo, tivemos a brilhante ideia de colocar o Pinna, que era muito amigo do Aldecoa, para enfrentá-lo, mesmo sabendo que, na época, o Pinna, devido aos compromissos profissionais, não estava conseguindo treinar. Mas, a aposta era na experiência do nosso jogador, além da amizade que ele tinha com seu oponente.
O jogo foi horroroso, Pinna até saiu na frente fazendo o gol na saída, Aldecoa virou nos dois próximos ataques, a partir daí foi um show de furadas, três bolas, pouca inspiração e pouca concentração. Já encaminhando-se para o final da partida, Pinna conseguiu o empate com um “pombo sem asa”. Aldecoa tentou uma saída rápida, mas não conseguiu nem chutar. Pinna arruma a bola, outro “pombo sem asa” que morre embaraçado no filó de Aldecoa. Este ainda tentou mais uma saída, mas quando ainda arrumava seus botões ouviu o desesperador soar da campainha. A mexida deu certo! O Círculo ganhou esse jogo e foi campeão, vencendo na outra rodada o Fundação.
Resumindo, como dizia um provérbio chinês: Amigos, amigos - "negócios" a parte.