Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Erismar Gomes (28/10/2021)

Missão cumprida!


Meus amigos leitores, hoje chegamos ao fim da nossa história da regra 12 toques. A última alteração na regra ocorreu em janeiro de 2020. A princípio, eram duas alterações, uma delas era a volta da cobrança do tiro de meta ser obrigatória do lado pelo qual saiu a bola, o que já havia sido mudado, para cobrar de qualquer lado, em 2016. Alertada, a CBFM refez o texto e anulou essa alteração.


A segunda alteração foi a da não anulação dos toques individuais do botão, em caso de furada. Agora, só são zerados os toques do botão quando outro botão acerta a bola, isso vale para todos os botões, ou seja, quem está com a posse de bola e quem não está. Essa é uma alteração polêmica, muita gente contra e a favor. Obviamente, essa alteração dá margem ao anti-jogo e também interrompe o andamento da partida, quando um botonista têm dúvidas sobre o número de toques do botão do seu adversário, próximo à bola, dependendo das circunstâncias da partida.


Devido à pandemia que acometeu nosso país, suspendendo as competições oficiais na grande maioria dos Estados até os dias de hoje, essa alteração ainda não foi devidamente aferida, isso só deve ocorrer com a volta das competições. 

É isso, meus amigos, encerramos aqui a história da regra 12 toques, procurei relatar de maneira fiel tudo sobre essa história, desde a criação até a regra vigente. 


Tentei, por meio desse relato, fazer com que vocês, leitores, visualizassem a criação da regra, o motivo de sua criação, o início da vigência em 1985, a contribuição da regra para o esporte Futebol de Mesa, suas alterações e o porquê delas nesses 36 anos de prática, de modo que entendessem as mudanças que vieram visando à evolução do jogo, correções de distorções, etc.


Por ter presenciado tudo isso e participado ativamente dessa história, recebi do Mundo Botonista, na pessoa do seu criador, Jeferson Carvalho, a quem agradeço profundamente, o presente de fazer esse relato. Agradeço, também, ao Carlos Cláudio pela ajuda fundamental. Um maravilhoso presente ter essa coluna no portal MB, foi muito gratificante. Sou muito grato, também, a todos vocês que se dispuseram a ler e comentar a respeito. Muito obrigado!

Biblioteca de "Doze Giros"
Reler publicações anteriores de Erismar Gomes

O corretor de seguros Erismar Ferreira Gomes, 58 é paulista, torcedor do Santos F.C, e um apaixonado pelo futebol de mesa e virtual (no video-game). No Futebol de Mesa tem um rastro indelével tanto no espectro da gestão (tendo sido diretor de departamentos em clubes importantes como Corinthians e Maria Zélia) e presidente da Federação Paulista; quanto na qualidade de atleta - onde ostenta inúmeros títulos, incluindo um bicampeonato Brasileiro por equipes e o título Brasileiro individual em 2005 (ambos na categoria masters). Erismar é uma testemunha privilegiada da história e evolução da regra 12 toques pois não apenas a viu nascer mas participou ativamente da sua história. 

....................................

erismar@mundobotonista.com.br

(011) 99653-1317

Posts anteriores 
Por Carlos Claudio Castro 29 de janeiro de 2025
Dr. Regras
Por Alysson Cardinali 28 de janeiro de 2025
Planeta Dadinho
Por Jeferson Aparecido 14 de janeiro de 2025
Notícias do Mundo
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Mostrar mais
Share by: