Painel do Mundo
Por Julio Simi Neto (27/10/2021)
O Conto da Aia.

O Conto da Aia. (Título original: The Handmaid's Tale)
© McClelland and Stewart (CA), Marco Zero (BR)
Autora: Margaret Atwood, 1985
O “Muito Além das Mesas” apresenta hoje para o leitor a sua quarta dica de livro e, na próxima quinzena, irei voltar com filmes, para manter o rodízio. Vamos agora falar da escritora canadense chamada Margaret Atwood, nascida no ano de 1939. Margaret é uma famosa escritora, romancista, poetisa, ensaísta e crítica literária. Entre seus livros, o mais famoso é “O Conto da Aia”, de 350 páginas, publicado em 1985 e no Brasil foi lançado pela Editora Rocco.
O leitor irá ver nesta ficção uma distopia, nos EUA, num futuro não muito distante, o país sofre uma revolução teocrática de fundamentalistas cristãos. Eles derrubam o presidente e tomam a Casa Branca. Após o golpe, é decretada uma nova e terrível república chamada “República de Gilead”. Acontece que devido à poluição e doenças infecciosas, várias esposas dos comandantes que agora tomam conta do novo país são inférteis, não podem gerar filhos.
Para resolver isso, o governo sequestra de suas famílias todas as mulheres férteis. Elas são levadas para um exílio, onde perdem suas identidades, são vigiadas e acabam se tornando “aias” de seus comandantes, com a finalidade de gerarem filhos.
Em meio a essas “aias” surge a rebatizada Offred, que procura ir contra todos, mesmo sabendo que se não cumprir as ordens poderá ser fuzilada ou enforcada. Offred irá lutar contra o forte sistema na busca da sua verdadeira família.
O sucesso do “O Conto da Aia” foi enorme. Em 2017, surgiu na TV a premiada série “The Handmaid’s Tale – O Conto da Aia”, tendo 4 temporadas, com 46 episódios. Essa série revelou a atriz Elisabeth Moss, sem falar que Margaret Atwood escreveu, em 2019, a continuação, sob o título “Os Testamentos”. Se você tem interesse em uma inteligente e empolgante ficção, com uma leitura envolvente, compre o livro e leia.