Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

  Por Julio Simi Neto (27/10/2021)

O Conto da Aia.

O Conto da Aia. (Título original: The Handmaid's Tale)
© McClelland and Stewart (CA), Marco Zero (BR)
Autora: Margaret Atwood, 1985


O “Muito Além das Mesas” apresenta hoje para o leitor a sua quarta dica de livro e, na próxima quinzena, irei voltar com filmes, para manter o rodízio. Vamos agora falar da escritora canadense chamada Margaret Atwood, nascida no ano de 1939. Margaret é uma famosa escritora, romancista, poetisa, ensaísta e crítica literária. Entre seus livros, o mais famoso é “O Conto da Aia”, de 350 páginas, publicado em 1985 e no Brasil foi lançado pela Editora Rocco.


O leitor irá ver nesta ficção uma distopia, nos EUA, num futuro não muito distante, o país sofre uma revolução teocrática de fundamentalistas cristãos. Eles derrubam o presidente e tomam a Casa Branca. Após o golpe, é decretada uma nova e terrível república chamada “República de Gilead”. Acontece que devido à poluição e doenças infecciosas, várias esposas dos comandantes que agora tomam conta do novo país são inférteis, não podem gerar filhos. 


Para resolver isso, o governo sequestra de suas famílias todas as mulheres férteis. Elas são levadas para um exílio, onde perdem suas identidades, são vigiadas e acabam se tornando “aias” de seus comandantes, com a finalidade de gerarem filhos. 


Em meio a essas “aias” surge a rebatizada Offred, que procura ir contra todos, mesmo sabendo que se não cumprir as ordens poderá ser fuzilada ou enforcada. Offred irá lutar contra o forte sistema na busca da sua verdadeira família.


O sucesso do “O Conto da Aia” foi enorme. Em 2017, surgiu na TV a premiada série “The Handmaid’s Tale – O Conto da Aia”, tendo 4 temporadas, com 46 episódios. Essa série revelou a atriz Elisabeth Moss, sem falar que Margaret Atwood escreveu, em 2019, a continuação, sob o título “Os Testamentos”. Se você tem interesse em uma inteligente e empolgante ficção, com uma leitura envolvente, compre o livro e leia.

Biblioteca de "Muito Além das Mesas"
Reler publicações anteriores de Julio Simi Neto.

Formado em comunicação social na faculdade Cásper Libero, talentoso escritor de obras ficcionais (duas das quais já publicadas) e cinéfilo desde garoto, Julio Simi Neto, mais conhecido como Julinho, é nascido em São Paulo no ano de 1956 e, como todos os botonistas, pratica o jogo de botão desde pequeno, época em que vivia na Vila do Matarazzo no bairro do Belenzinho. Foi um dos fundadores da "Villa Botão", uma das mais famosas garagens do futmesa paulista que perdurou de 2002 a 2008. Foi nesta época que Simi idealizou o "Vai Pro Gol", um dos primeiros veículos de comunicação via Internet - uma espécie de boletim semanal que, apesar de focar no futebol de mesa, incluía curiosidades e dicas culturais.
....................................
simi@mundobotonista.com.br
(011) 99987-8225
Posts anteriores 
Por Jonnilson Passos 15 de abril de 2025
Botão com ciência
Por Valmar Talamo Domingues 14 de abril de 2025
Botões d'além mar
Por Alysson Cardinali 12 de abril de 2025
Planeta Dadinho
Por Luiz Oliveira 11 de abril de 2025
Losers
Mostrar mais