Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Por Chico Júnior (30/04/2021)

Ao mestre, com carinho. 

Devo o amor que tenho ao futebol de mesa a duas pessoas, a primeira, meu tio Jair, foi ele quem me apresentou o brinquedo futebol de botão, eu no alto dos meus 5 anos assistia a ele jogar sozinho. Após um tempo, dei as minhas primeiras palhetadas. Depois, em 1990, quando eu era sócio do Cisplatina, começamos a jogar com tampas. Logo, nosso professor Silvada apresentou os botões de acrílico, comprados na loja do Lorival, quando ainda era no Belenzinho.

Em 1991, a moda mudou, meus times de botão foram para uma gaveta de algum armário qualquer e a paixão pelo esporte ficou um pouco adormecida. Em 2002, após almoçar com uma antiga namorada, no Centro de São Paulo, passeando pelo Shopping 25 de março, vi na vitrine da Coringa Esportes um adesivo da Federação Paulista de Futebol de Mesa.

Após ligar para a Federação, recebi uma correspondência com as regras e com os endereços onde eu poderia voltar a jogar botão. Entre os locais disponíveis, um me chamou a atenção, Superliga Paulista de Futebol de Mesa. Em um sábado qualquer, fui até a Praça da Árvore, onde ficava a Superliga, e foi lá que conheci a segunda pessoa responsável por esse meu amor ao esporte, senhor Édison Coelho, famoso Tio Edy.

A Superliga foi, durante dois anos, a minha segunda casa, aliás, ficava na casa do Tio Edy, o que tornava o ambiente ainda mais familiar. Muitas das vezes chegava e jantava com Tio Edy antes dos treinos, na terça ou na quinta à noite. Aos sábados, começavam às 8 da manhã e várias vezes terminavam após as 10 da noite. O maior conselho que ele me deu no futebol de mesa foi que o mais importante era se divertir. E é esse conselho que eu guardo comigo até hoje, futebol de mesa, no fundo, é uma grande diversão.

Tio Edy faleceu em 2004, um dia antes da sua morte eu e o VV, meu amigo de clube desde a época de Superliga, o visitamos em seu bar e fizemos com ele suas últimas partidas.
Francisco Junior ou simplesmente Chico, é um paulista torcedor do Fluminense, jornalista de formação, publicitário de ofício, apaixonado pelo futebol de mesa, há 12 anos atua pelo Círculo Militar de SP.  Agente do caos, Chico gosta mesmo é de contar seus causos e desenterrar aquelas histórias que muita gente, se pudesse escolher, preferiria manter bem sepultadas. É ele o responsável por dar toque de humor ao Portal Mundo Botonista toda segunda-feira.
....................................
chico_jr@mundobotonista.com.br
(011) 94101-7908

Biblioteca de "SubMundo"
Reler publicações anteriores de Chico Júnior
Posts anteriores 
Por Breno Marques 19 de abril de 2025
Insight
Por Marcio Bariviera 18 de abril de 2025
Botão raiz
Por Flávio Semim 17 de abril de 2025
Notáveis
Por Jonnilson Passos 15 de abril de 2025
Botão com ciência
Mostrar mais