Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Por Márcio Bariviera (13/02/2021)

Aquecimento


A sugestão do Jeferson para darmos um start na temporada 2021 do Mundo Botonista era uma espécie de pré-jogo, um “torneio início”, um “aquece”.

Desafio dado, desafio aceito. Até porque foi imediata a minha lembrança justamente dos aquecimentos que eu fazia antes de algumas partidas quando eu jogava no assoalho da casa de minha mãe.

Normalmente eu fazia os aquecimentos antes dos jogos da Seleção Brasileira. Deixava no outro lado uma Itália, Argentina ou Alemanha da vida paradas, enquanto fazia uns chutes a gol com Zico, Sócrates e mais adiante Careca, Romário e Bebeto.

Eu gostava de cobrar escanteios. Posicionava atacantes e defensores e lá ia o Éder Aleixo bater e procurar a cabeça do camisa 9. Muitas vezes funcionava e era tão bacana que até hoje eu lembro daqueles saudosos momentos.

O bom de tudo isso é que os adversários que ficavam lá, tipo estátua, não se consideravam descansados. Enquanto que, da mesma forma, os que ficavam do lado de cá treinando não gastavam sua energia. Coisas que só o futebol de botão proporcionava. Ou proporciona.

Estamos voltando, turma. Que nesse 2021 tudo possa se normalizar e, quem sabe, a gente se encontre em algum torneio por esse Brasilzão afora. E, se isso acontecer, a gente se vê já no aquecimento.

O gaúcho de Rodeio Bonito, Marcio Bariviera é gerente administrativo do União Frederiquense, clube que disputa a Série A2 do Gauchão, além de assinar uma coluna semanal no jornal O Alto Uruguai, de Frederico Westphalen-RS. Rock e futebol de botão são duas paixões desde a infância (e se puder dar palhetadas ouvindo Led Zeppelin fica time completo).

....................................

marcio_bariviera@mundobotonista.com.br
(055) 99988-6612

Biblioteca de "Botão_raiz"
Reler publicações anteriores de Márcio Bariviera
Posts anteriores 
Por Luke de Held 10 de novembro de 2025
Luke de Held, 57 anos, nascido em Londrina é botonista, guitarrista apaixonado por Rock n Roll, Blues e Beatles. Promotor de Justiça no Paraná, pai do Álamo, da Sofia e da Ana, marido da Vivi, filho da Dona Leonice e do Seu Lucilio. Este paranaense, aparixonado pelos esportes, praticou vários deles, sempre com excelente desempenho e muito foco: Faixa preta de Jiu-jitsu, foi medalhista de bronze no Mundial CBJJE 2009 e campeão Sul-Americano Master 2012 da modalidade. No atletismo sagrou-se tetracampeão paranaense, vice campeão Brasileiro, recordista juvenil e Jr. dos 400m rasos nos anos 80. Torcedor ferrenho do Londrina Esporte Clube, tem como meta ser campeão brasileiro de futebol de mesa, o esporte ao qual se dedica atualmente.
Por Flávio Semim 7 de novembro de 2025
Notáveis
Por Julio Simi Neto 7 de novembro de 2025
Muito além das mesas
Por João Paulo Leal 1 de novembro de 2025
Todas as cores do mundo, Tribuna do leitor
Mostrar mais