Painel do Mundo
o blog do
MUNDO
BOTONISTA
Por Carlos Cláudio Castro (12/02/2021)
Futebol de botão, dia do botonista, regras...
Não pode ser creditado ao acaso o surgimento do Futebol de Botão no Brasil, senão pelas mãos de um artista da pintura e das artes cênicas. Geraldo Cardoso Décourt e o seu Celotex, nome do material usado para a confecção das mesas, deram início à jornada do Futebol de Mesa, organizando o esporte, embrião do que conhecemos nos dias atuais.
Já em 1930, Décourt desenvolveu e lançou o primeiro livro de regras, "Regras Officiaes do Foot-ball Celotex". Se hoje temos um texto organizado, em nossa modalidade 12 toques, e temos um espaço como o Dr. Regras, no Mundo Botonista, não podemos esquecer a pedra fundamental colocada pelo pioneiro do nosso esporte.
Décourt é também o criador do Hino do Botonista. Não sem fundamento, em 1998, o Departamento de Futebol de Mesa da Hebraica propôs a instituição do "Dia do Botonista" na data de nascimento de Décourt, 14 de fevereiro, tendo apoio incontinenti da Federação Paulista de Futebol de Mesa. Em 2001, o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sancionou a data comemorativa.
Nada mais pertinente a homenagem do Mundo Botonista, nessa semana que precede o nosso dia, o dia do botonista, 14 de fevereiro, com matérias inéditas diárias, fazendo um aquecimento para a volta das atividades do portal, no março vindouro. Quem dera, num artifício de “realismo fantástico”, pudéssemos fazer edições do Botossauros com figuras importantes e saudosas do nosso querido Futebol de Mesa.
Geraldo Décourt seria um convidado deveras especial.
O cearense Carlos Cláudio Alencar de Castro é médico neonatologista, adepto do lema “ a arte torna a vida suportável”, fanático torcedor do Vozão, estudioso do Futebol de Mesa, membro do Comitê Gestor das Regras 12 Toques da CBFM.
....................................
carlos_claudio@mundobotonista.com.br
(085) 99158-6280
Posts anteriores

Luke de Held, 57 anos, nascido em Londrina é botonista, guitarrista apaixonado por Rock n Roll, Blues e Beatles. Promotor de Justiça no Paraná, pai do Álamo, da Sofia e da Ana, marido da Vivi, filho da Dona Leonice e do Seu Lucilio. Este paranaense, aparixonado pelos esportes, praticou vários deles, sempre com excelente desempenho e muito foco: Faixa preta de Jiu-jitsu, foi medalhista de bronze no Mundial CBJJE 2009 e campeão Sul-Americano Master 2012 da modalidade. No atletismo sagrou-se tetracampeão paranaense, vice campeão Brasileiro, recordista juvenil e Jr. dos 400m rasos nos anos 80. Torcedor ferrenho do Londrina Esporte Clube, tem como meta ser campeão brasileiro de futebol de mesa, o esporte ao qual se dedica atualmente.



































