Não pode ser creditado ao acaso o surgimento do Futebol de Botão no Brasil, senão pelas mãos de um artista da pintura e das artes cênicas. Geraldo Cardoso Décourt e o seu Celotex, nome do material usado para a confecção das mesas, deram início à jornada do Futebol de Mesa, organizando o esporte, embrião do que conhecemos nos dias atuais.
Já em 1930, Décourt desenvolveu e lançou o primeiro livro de regras, "Regras Officiaes do Foot-ball Celotex". Se hoje temos um texto organizado, em nossa modalidade 12 toques, e temos um espaço como o Dr. Regras, no Mundo Botonista, não podemos esquecer a pedra fundamental colocada pelo pioneiro do nosso esporte.
Décourt é também o criador do Hino do Botonista. Não sem fundamento, em 1998, o Departamento de Futebol de Mesa da Hebraica propôs a instituição do "Dia do Botonista" na data de nascimento de Décourt, 14 de fevereiro, tendo apoio incontinenti da Federação Paulista de Futebol de Mesa. Em 2001, o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sancionou a data comemorativa.
Nada mais pertinente a homenagem do Mundo Botonista, nessa semana que precede o nosso dia, o dia do botonista, 14 de fevereiro, com matérias inéditas diárias, fazendo um aquecimento para a volta das atividades do portal, no março vindouro. Quem dera, num artifício de “realismo fantástico”, pudéssemos fazer edições do Botossauros com figuras importantes e saudosas do nosso querido Futebol de Mesa.
Geraldo Décourt seria um convidado deveras especial.