Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Erismar Gomes (10/06/2021)

Arrumação geral de botões

Estamos aqui novamente, saudações amigos do MB! Ainda em 1984, trabalho caminhando para sua conclusão final, a regra 12 toques quase pronta, a equipe agora parte para definir a respeito de uma jogada praticada no leva leva que era tida como "meio esquisita", porém, de estratégia inteligente, tratava-se da saída pra trás, a jogada era feita pelo botonista Fernando Santos, na época, botonista garoto ainda, do Canadá clube, em atividade até hoje jogando pela Sociedade Amigos da Vila Maria Zélia. 


A jogada era feita assim: ao dar a saída no meio campo, voltava com a bola até que esta fosse colocada dentro da sua pequena área, sendo que na regra leva leva, bola na pequena área, arrumavam-se os botões na mesa, ou seja, era equivalente ao tiro de meta, quando era arrumado o ataque e depois a defesa. Com isso o botonista colocava seus botões em lugares estratégicos no ataque para desenvolver sua jogada ofensiva. Lógico que isso demandava um bom tempo.


Bem, e daí? Nossa "equipe de notáveis" indagava, temos que tirar essa jogada? Inibir de alguma maneira? Agora que são apenas 12 toques coletivos, o tempo de execução dessa jogada não seria tão longo, talvez isso já estivesse resolvido indiretamente. Mas, ao atrasar a bola para a pequena área e ficando como estava, arrumando-se todos os botões, o botonista teria somente os toques restantes? Ou teria mais 12 toques já que a jogada era semelhante ao tiro de meta? Taí um contraditório que daria margem para interpretações diversas. 


Para evitar polêmicas e continuar com o objetivo de ter uma regra a mais simples possível, evitando o "se", resolveu-se que os botões só seriam arrumados em tiro de meta após chute a gol. Mais uma polêmica resolvida, a regra estava pronta, bastando agora colocar no papel o texto final.


A nova Regra Paulista, como era conhecida na época, ficara resumidamente assim: o botonista tem 12 toques coletivos, sendo no máximo 3 toques por botão, esbarrando em botão adversário tem somente mais 3 toques, exceto quando isso acontecer no 10º ou 11º toque, quando tem-se somente o complemento dos 12. Rebotes de ataque, o botonista tem mais 4 toques, independente de em qual toque chutou. Os toques têm que ser no máximo em 5 segundos, a arrumação do goleiro também, botões só são arrumados na mesa quando for tiro de meta de chute a gol ou na saída de meio campo. Se no 12º toque ou no 3º toque (quando se esbarra no botão adversário) não houver condição de chute a gol, o toque é dado e será cobrada falta indireta onde a bola parar. 


O esporte, a partir da criação da regra 12 toques sobe de patamar, essa equipe cumpre de forma brilhante a criação de uma nova regra que no futuro se espalharia para todo Brasil. Agradecimentos ao Della Torre (in memorian), Presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa, que designou a tarefa, e à brilhante equipe composta por Harutium Muradian, o Mura, Helton Barburo, o Helton, Hideo Ue Filho, o Hideo e Rafael Domingos Barricelli, o Lito. Notem, temos 3 nomes, da equipe de 4, começando com a letra H, o que quer dizer isso? Nada, coincidência mesmo, rsrsrs.


Na próxima coluna, as primeiras competições com a nova regra, a adaptação dos botonistas... Até lá!

O corretor de seguros Erismar Ferreira Gomes, 58 é paulista, torcedor do Santos F.C, e um apaixonado pelo futebol de mesa e virtual (no video-game). No Futebol de Mesa tem um rastro indelével tanto no espectro da gestão (tendo sido diretor de departamentos em clubes importantes como Corinthians e Maria Zélia) e presidente da Federação Paulista; quanto na qualidade de atleta - onde ostenta inúmeros títulos, incluindo um bicampeonato Brasileiro por equipes e o título Brasileiro individual em 2005 (ambos na categoria masters). Erismar é uma testemunha privilegiada da história e evolução da regra 12 toques pois não apenas a viu nascer mas participou ativamente da sua história. 

.

....................................

erismar@mundobotonista.com.br

(011) 99653-1317

Biblioteca de "Doze Giros"
Reler publicações anteriores de Erismar Gomes
Posts anteriores 
Por Carlos Claudio Castro 29 de janeiro de 2025
Dr. Regras
Por Alysson Cardinali 28 de janeiro de 2025
Planeta Dadinho
Por Jeferson Aparecido 14 de janeiro de 2025
Notícias do Mundo
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Mostrar mais
Share by: