Painel do Mundo
Por Julio Simi Neto (09/06/2021)
“Fogo contra fogo”.
Quando os nossos botonistas não estão participando de torneios federados, levando o nome e as cores do clube, eles estão em nossas mesas disputando o que chamamos de “domésticos”. Trata-se dos campeonatos internos, bem organizados, onde os jogos são acirrados entre os jogadores, na busca de classificações, títulos, ranking, medalhas e troféus.
Foi assim, no final de uma temporada, que dois ótimos amigos e botonistas chegaram a decidir o título da “Copa dos Campeões”. Essa copa é o principal doméstico, que fecha o ano, sendo disputado entre aqueles que conquistaram o título de algum doméstico durante a temporada.
Sendo assim, antes de iniciar a partida decisiva, os demais participantes desta copa se aproximaram da mesa para assistir àquilo que seria, sem dúvida, um grande jogo. Foi quando um amigo me disse ao pé do ouvido: - “Nessa mesa é fogo contra fogo !!”
Opa!! Fogo contra fogo!! Essa expressão, no ato, bateu na minha memória e com isso me veio, em segundos, um grande filme de ação produzido no ano de 1996, que foi dirigido e escrito por Michael Mann
Esse filme, na verdade, teve a participação indireta de vários cinéfilos e críticos de cinema do mundo todo, pedindo aos produtores para que um dia houvesse um filme com a presença de dois monstros consagrados contracenando, sendo eles os astros Al Pacino e Robert De Niro. Foi assim, no auge das carreiras de Pacino e De Niro, que nasceu “Fogo Contra Fogo”
Pois bem, o que temos aqui nessa obra, que se passa em Los Angeles, é De Niro no papel de Neil McCauley, um ladrão altamente sofisticado, líder de um grupo especialista em roubar bancos. Do outro lado temos o experiente policial Vincent Hanna (Pacino), que juntamente com seus agentes procuram desmantelar essa esperta quadrilha.
O interessante nesse filme é o destaque da vida particular de McCauley (De Niro), um homem solitário que tem uma bela casa e nunca termina de mobiliar. Já o policial Hanna (Pacino) tem problemas diários de relacionamento com sua ex-mulher. Essa ação entre mocinho e bandido nem sempre é bem definida devido à inteligência de ambos, em que um quer ser melhor que o outro.
“Fogo Contra Fogo” tem, para mim, a melhor cena do cinema, entre as milhares que já assisti, de tiroteio em plena luz do dia e no meio do trânsito, envolvendo policiais e bandidos. É simplesmente espetacular!
É isso aí, se você já conferiu esse filme, que tal ver de novo? E se você ainda não conferiu, está esperando o que? Vá à plataforma da Amazon Prime Vídeo e assista já! “Fogo Contra Fogo” tem também a boa participação dos atores Val Kilmer, Jon Voigth, incluindo ainda a jovem Natalie Portman, entre outros.
Fogo contra fogo (Título original: Heat):
Warner Bros. (1995) Estados Unidos