Painel do Mundo
Por José Ricardo Almeida (07/09/2021)
Assim surgiu a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa.
Exatamente no dia de hoje, a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa está completando 29 anos de vida. Quase três décadas procurando organizar o nosso desorganizado esporte. Desorganizado no sentido em que, antes dela, existiram confederações, associações, uniões, todas com a égide de serem nacionais, mas que, na verdade, não passavam de representantes de uma determinada regra.
Em suma, a CBFM era uma entidade cuja existência se fazia necessária já que precisávamos de um órgão que se preocupasse em atender aos anseios de todos os botonistas, de todas as regras, de todo um país de dimensões continentais. Como forma de homenageá-la, postamos sua Ata de Fundação, que nos foi gentilmente cedida pelo seu atual Presidente, José Jorge Farah Neto.
ATA DE REUNIÃO Nº 01/92
Aos seis dias do mês de setembro de 1992, reuniram-se na sede da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, situada à rua Victor Ferreira do Amaral, nº 771, em Curitiba (PR), os senhores Armando Francisco da Silva Filho, representando a Federação Pernambucana de Futebol de Mesa, Geraldo do Carmo Atienza, Vice-Presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa, Paulo Roberto Santos Albuquerque, Presidente da Federação Paranaense de Futebol de Mesa, Jefferson Marques de Souza, Presidente da Federação Amazonense de Futebol de Mesa, Fernando Sargaço, Diretor Administrativo da Federação Paranaense de Futebol de Mesa, Antônio Maria Della Torre, Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol de Mesa, Van Hória Grigoriu, Vice-Presidente Financeiro da Federação Paranaense de Futebol de Mesa, José Emílio Bino, Vice-Presidente Patrimonial da Federação Paranaense de Futebol de Mesa, Almo José de Paula Junior, Diretor Técnico da Federação Paranaense de Futebol de Mesa e ainda os senhores Roberto Kesseli Gonzalez, Mário Luiz Bastos e Agacir José Eggers.
Às 22 horas foi dada por aberta a sessão e o Sr. Paulo Roberto Santos Albuquerque, de posse da palavra, discorreu sobre a necessidade da fundação da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, órgão máximo da modalidade desportiva, para o desenvolvimento do botonismo dentro do País, organizando o calendário anual, cadastrando as equipes e fazendo o entrelaçamento dos ideais do Futebol de Mesa, esperando a total inexistência de rivalidade entre os vários Estados do Brasil e sim a solidificação de uma única família onde, nos campeonatos brasileiros, a grande vitória de todos seja a alegria do reencontro.
Em seguida, assumindo a liderança da reunião, o Sr. Antônio Maria Della Torre iniciou a análise detalhada, juntamente com seus pares, dos Estatutos da Entidade.
Findo o referido estudo e aprovado o documento máximo, foi aclamado por unanimidade, o Sr. Paulo Roberto Santos Albuquerque como Presidente Fundador da CBFM – Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, o qual, após emocionado agradecer a honra que lhe dedicavam, nomeou como seu 1º Vice-Presidente o Sr. Antônio Maria Della Torre, como seu 2º Vice-Presidente o Sr. Armando Francisco da Silva Filho, como seu Diretor Administrativo o Sr. Roberto Kesseli Gonzalez, como seu Diretor Patrimonial o Sr. Mário Luiz Bastos, sendo então declarada a fundação da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa.
Esta somente ocorreu à 1 (uma) hora e quinze minutos do dia 7 (sete) de setembro de 1992, data feliz em que, tal qual a Pátria, o nosso desporto dá o seu grito de independência.
Ficou ainda definido que a reunião anual ocorrerá em todo segundo semestre do ano, por ocasião da realização do Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa.
Outra decisão foi a de que o próximo Campeonato Brasileiro, no ano de 1993, será realizado na capital paulista.
Como mais anda havia a tratar, às 2 (duas) horas o Sr. Presidente deu por encerrada a sessão, determinando que se lavrasse em Ata, a qual, depois de lida e aprovada, foi devidamente assinada pelo mesmo e demais membros presentes.
Eu, José Emílio Bino, designado Secretário da reunião, lavrei a presente ata.
Curitiba (PR), 7 de setembro de 1992.
rkg.
Biblioteca de "Em Algum Lugar do Passado"
Reler publicações anteriores de José Ricardo Almeida
O baiano radicado em Brasília (DF), José Ricardo Caldas e Almeida, é adepto da modalidade 3 Toques, tendo atuado como diretor técnico e presidente da Federação Brasiliense e da CBFM 3 Toques. Sempre preocupado em arquivar a história do futebol de mesa, Zé Ricardo foi responsável pelo "K entre nós", boletim distribuído para todo o Brasil ainda na era pré-internet e, com a chegada dos computadores, passou a fazer esse mesmo tipo de trabalho em blogs e sites. Desde 2018 é o responsável pelo Museu Virtual do Futebol de Mesa (no facebook) e atualmente chefia o Núcleo de Memória e Pesquisas Históricas do Canal Mundo Botonista.
....................................
jose_ricardo@mundobotonista.com.br
(061) 99685-3050