Vamos à pergunta do amigo botonista Juliano Santos lançada na no Fórum Mundo Botonista: pedir a gol sem que a bolinha esteja parada completamente, pode? Complemento a pergunta, e efetuar um toque com um botão ou acionar o goleiro, pode com a bola em movimento?
A resposta é não para os três casos. Para pedir a gol, executar um acionamento de um botão, com a palheta, ou do goleiro, é necessário que a bola esteja parada. Coloco a seguir, do Capítulo XXII, Do Tiro Livre Indireto, o Item 98.9, que traz causas de marcação de falta indireta.
“Item 98.9 - Qualquer acionamento com um botão, estando a bola em movimento, sendo cobrado onde ocorreu o acionamento; da mesma forma, o botonista só poderá fazer o acionamento com o goleiro estando a bola parada, sendo marcado tiro livre indireto contra o jogador que tocar a bola com o goleiro, estando ela ainda em movimento, sendo cobrado onde ocorreu o toque. Também é tiro livre indireto pedir a gol com a bola em movimento, devendo ser cobrado na posição aproximada em que se encontrava a bola quando do pedido indevido;”
No caso de um chute a ser realizado após soar o alarme de término de fase de jogo, quando o pedido de chute deve ter sido feito antes do sinal sonoro, evidentemente, não poderá ser executado se a bola ainda estava em movimento no momento da solicitação a gol.
Referências: REGRAS OFICIAIS, MODALIDADE 12 TOQUES, EDIÇÃO MARÇO 2020 – v7, Artigo 25; Artigo 69; Item 98.9.