Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Por Carlos Cláudio Castro (23/03/2021)

Só pode gol de bola parada !

Vamos à pergunta do amigo botonista Juliano Santos lançada na no Fórum Mundo Botonista: pedir a gol sem que a bolinha esteja parada completamente, pode? Complemento a pergunta, e efetuar um toque com um botão ou acionar o goleiro, pode com a bola em movimento?

A resposta é não para os três casos. Para pedir a gol, executar um acionamento de um botão, com a palheta, ou do goleiro, é necessário que a bola esteja parada. Coloco a seguir, do Capítulo XXII, Do Tiro Livre Indireto, o Item 98.9, que traz causas de marcação de falta indireta. 

“Item 98.9 - Qualquer acionamento com um botão, estando a bola em movimento, sendo cobrado onde ocorreu o acionamento; da mesma forma, o botonista só poderá fazer o acionamento com o goleiro estando a bola parada, sendo marcado tiro livre indireto contra o jogador que tocar a bola com o goleiro, estando ela ainda em movimento, sendo cobrado onde ocorreu o toque. Também é tiro livre indireto pedir a gol com a bola em movimento, devendo ser cobrado na posição aproximada em que se encontrava a bola quando do pedido indevido;” 

No caso de um chute a ser realizado após soar o alarme de término de fase de jogo, quando o pedido de chute deve ter sido feito antes do sinal sonoro, evidentemente, não poderá ser executado se a bola ainda estava em movimento no momento da solicitação a gol. 

Referências: REGRAS OFICIAIS, MODALIDADE 12 TOQUES, EDIÇÃO MARÇO 2020 – v7, Artigo 25; Artigo 69; Item 98.9.
O cearense Carlos Cláudio Alencar de Castro é médico neonatologista, adepto do lema “ a arte torna a vida suportável”, fanático torcedor do Vozão, estudioso do Futebol de Mesa, membro do Comitê Gestor das Regras 12 Toques da CBFM.
....................................
carlos_claudio@mundobotonista.com.br
(085) 99158-6280
Biblioteca de "Dr. Regras"
Reler publicações anteriores de Carlos Cláudio Castro
Posts anteriores 
Por Claudio Pinho 26 de abril de 2025
Fala sério!
Por Erismar Ferreira Gomes 26 de abril de 2025
Doze giros
Por José Carlos Cavalheiro 20 de abril de 2025
É tudo botão
Por Breno Marques 19 de abril de 2025
Insight
Mostrar mais