Painel do Mundo
Por Alex Monteiro (01/06/2021)
Arena da Baixada? Allianz Park? O que eles tem em comum todos nos ja sabemos, são 2 esádios utilizados na Serie A do campeonato brasileiro com grama 100% sintética. Mas a pergunta é – E no futebol de botão? Tambem existe grama sintética?
A resposta é SIM. Elas existem e tem as suas vantagens. Eu gostaria nesse texto de introduzir sobre as mesas adesivadas. Com o crescimento do futebol de mesa nos Estados Unidos, uma das opções que a nossa comunidade identificou para facilitar o acesso as mesas foi o desenvolvimento desse tipo de material.
Basicamente, qualquer pessoa interessada em jogar por aqui tera 3 opções:
i) Construir sua própria mesa. Tarefa para muitos sem tanta prática um pouco complicada
ii) Importar do Brasil. Modo mais conveniente, mas ainda custoso devido ao frete. Vale ressaltar que nos últimos meses com a ajuda do Sr. Luiz Carlos das Mesas Olliver conseguimos trazer mais algumas mesas.
iii) Mesas adesivadas.
O princípio desse tipo de mesa consiste em customizar sua arena através de softwares de design gráfico, imprimir digitalmente em vinil e aplicá-lo em qualquer tipo de superfície lisa. Não temos a obrigatoriedade de utilizar uma madeira específica, mas utilizamos bastante a MDF de 1,5/2 mm de espessura. Além da vantagem da customização, o envio torna-se mais prático e mais barato, a impressão pode ser embalada cuidadosamente e despachada para qualquer localidade. A montagem assemelha-se muito a colarmos uma grande figurinha dos nossos tão queridos álbuns em uma superfície bem maior. E por último, muitos materias são a prova d`água, evitando a danos à mesa.
Sobre a jogabilidade, diria que a maior diferença seria no deslize dos botões. Na mesa de vinil eles “correm” um pouco mais que nas mesas de madeira. O botonista precisa ser mais cauteloso no controle dos jogadores.
As mesas adesivadas tornaram-se uma boa alternativa devido a dificuldade em obtermos as mesas tradicionais. Eu estimo que existam mais de 50 mesas nesse formato espalhadas pelos Estados Unidos.
Enfim, o desafio de aumentarmos a quantidade de mesas por aqui ainda é muito grande, temos diversos botonistas na comunidade empenhados em facilitar esse processo. Principalmente, as ligas de New York, New Jersey e Houston, TX (grande pioneira na utilização das mesas adesivadas que foram trazidas inicialmente do Brasil como alternativa de baixo custo e introduzidas na comunidade. Thanks Valmar!).
Quem quiser saber um pouco mais do processo ou tiver qualquer dica ou opiniao adicional, fique à vontade para entrar em contato.
Um grande abraco! Nos reencontramos em duas semanas. Tocando e puxando a corda!