Painel do Mundo
Por Alysson Cardinali (14/06/2021)
Olá, amigos, tudo bem? Que “responsa”, hein!!! Eu, Alysson Cardinali, um jornalista esportivo que dá suas palhetadas, ter o privilégio de assinar uma coluna mensal sobre a modalidade dadinho no Mundo Botonista, canal que bate um bolão, literalmente, ao abordar, com maestria, a regra 12 toques do futebol de mesa... Será não só um desafio, mas um privilégio. Mais do que “obrigação”, um imenso prazer. Afinal, a paixão pelo nosso esporte vem dos tempos de infância e vê-lo crescer e aparecer – seja na bolinha, no dadinho, na pastilha, no subbuteo e demais categorias – é motivo de orgulho.
Em meu ofício na grande imprensa, já cobri Copa do Mundo, Olimpíada, Libertadores e demais competições, mas informar aos amigos do Mundo Botonista sobre os campeonatos de futebol de mesa, as regras e divulgar as façanhas de nossos craques da ‘bolinha quadrada’ será tão recompensador quanto abordar as jogadas geniais dos geniosos astros das chuteiras imortais. Não quero, com isso, puxar a brasa apenas para o dadinho, modalidade que pratico e que me inspira a escrever, mas, também, enfatizar a importância e o respeito pelas demais categorias.
Portanto, peço aos fãs do canal, não conhecedores do dadinho, que não me vejam como um invasor, mas como um companheiro de jornada na missão de perpetuar a história do nosso futebol de mesa, compartilhada, magistralmente, pelos demais colunistas e membros do Mundo Botonista, com excelentes textos sobre a nossa paixão. Portanto, amantes não só do dadinho, mas de todas as modalidades, sejam muito bem-vindos ao ‘Planeta Dadinho’.
Deixo o meu muito obrigado ao convite do amigo Jeferson Carvalho para me tornar o embaixador do dadinho no Mundo Botonista e convido a todos para que, juntos, possamos fazer essa caminhada em prol da massificação e da divulgação do dadinho, da pastilha, da bolinha e afins... Afinal, o que vale mesmo é balançar o filó, seja na saída de bola ou no ‘tem chute’. Vamos, juntos, construir uma imprensa voltada para o futebol de mesa. Ele merece. Muito.
Em tempo: dedico esta coluna à memória do amigo e grande incentivador do futebol de mesa, modalidade dadinho, no Rio de Janeiro, o querido tricolor José Alexandre, que, infelizmente, nos deixou semana passada, aos 55 anos, vítima deste nefasto vírus que nos atormenta há pouco mais de um ano. Meus sentimentos à família.
Nascido em Nova Friburgo (RJ), mas morando há quase 30 anos na cidade do Rio de Janeiro, o jornalista esportivo Alysson Cardinali, com passagens pelos jornais O Fluminense, Jornal dos Sports, O Dia e revistas Placar e Invicto, além do canal SporTV, é um apaixonado não só pela profissão, mas pelo futebol de botão. Praticante da modalidade dadinho desde abril de 2018, quando voltou a dar suas palhetadas e a reviver a “brincadeira” pela qual foi apaixonado na infância e na adolescência, Alysson, de 49 anos, é federado pela Liga dos Amigos de Futebol de Mesa (Lafume) desde 2019 e, além de disputar as competições oficiais pelo Brasil, pretende divulgar e eternizar o esporte em âmbito nacional e internacional. Mais do que informar, outra meta é angariar cada vez mais praticantes para perpetuar o futebol de botão entre as futuras gerações.
....................................
cardinali@mundobotonista.com.br