Painel do Mundo
Por Alex Monteiro (15/06/2021)
Parece brincadeira, mas é verdade! Tem muito ´´especialista´´ por aí afirmando que o histórico torneio de seleções da América do Sul não tem mais valor. Deve ser a mesma turma que renega os campeonatos estaduais e os times pequenos. Mas ao mesmo tempo critica a formação da Superliga na Europa. Contradição resume isso, vai entender! Não gostaria de debater sobre a escolha do Brasil como país-sede ou sobre a situação da pandemia mundial, meu desejo é falar brevemente sobre a Copa América e seu valor histórico.
A mais antiga competição entre seleções de futebol do mundo é disputada de forma oficial desde 1916 e foi chamada de Campeonato Sul-Americano de Seleções até o ano de 1967.
O 1º título do Brasil veio já na 3ª edição em 1919 onde sediamos o torneio; e conquistamos o troféu 100 anos depois em 2019, jogando em casa novamente. De posse transitória, não existe forma definitiva da seleção campeã manter a taça. Na edição de 2021 o Brasil defende uma situação histórica, fomos campeões em simplesmente todas as cinco vezes em que sediamos o torneio - 1919, 1922, 1949, 1989 e 2019.
Muitas seleções foram convidadas ao longo desses mais de 100 anos disputa, Estados Unidos (que sediaram a Copa América Centenario em 2016), México, entre outras já tiveram o privilégio de disputar a competição.
Oito das dez equipes nacionais da CONMEBOL venceram o torneio pelo menos uma vez, apenas Equador e Venezuela ainda não o venceram. Os maiores campeões são: Uruguai com 15 títulos, Argentina com 14 e em seguida o Brasil com 9. Paraguai e Chile estão empatados com 2 conquistas, sendo que os chilenos venceram seus dois primeiros títulos recentemente e de forma consecutiva em 2015 e 2016. A Colômbia venceu a edição 2001, realizada em casa.
Curiosidades
- Surpreendentemente, Pelé e Maradona nunca ganharam uma Copa América sequer. Coisas do futebol!
- Messi já jogou 4 finais e também nunca venceu o torneio.
- A familia Forlan tem história no torneio - Diego Forlan foi campeão em 2011, seu pai levantou o troféu em 1966 e seu avô em 1959.
- A Colômbia em 2001 fez até hoje a melhor campanha de uma seleção, jogando em casa, ganhou todas as suas partidas e não levou um gol sequer.
- Em 2011 o Paraguai chegou a final sem ganhar um único jogo.
Copa America Centenário
A edição especial de 2016 foi realizada nos Estados Unidos e foi o primeiro fora da América do Sul com o intuito de celebrar o aniversário de 100 anos da CONMEBOL e do torneio. Contou com 16 seleções – 6 da CONCACAF e 10 da CONMEBOL.
Um troféu exclusivo foi produzido e ficou de posse definitiva com o campeão Chile. A final foi uma reedição da final do ano anterior, o Chile derrotou a Argentina novamente na decisão por pênaltis por 4 a 2, após empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, tive a oportunidade de estar no estádio (Infelizmente não vi o Brasil jogar, tivemos uma campanha patética como diria o Mauro Cezar).
Todos os apaixonados por futebol devem valorizar esse tão importante torneio. Muita história ainda será escrita nos gramados sulamericanos. Quem souber de alguma curiosidade por favor comente abaixo.
Eu comecei a montar para minha coleção de times de botão todos os campeões de todas as edições, em breve divulgarei o resultado final.
Um grande abraço! Nos reencontramos em duas semanas. Tocando e puxando a corda!