Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por José Carlos Cavalheiro (16/06/2021)

Pioneirismo nos dois lados do Atlântico.  

Hoje, o tema da coluna é a trajetória marcada pelo pioneirismo do Marcelo Lages Ramalhete, figura de destaque no futebol de mesa do Estado do Rio de Janeiro como atleta, dirigente do Vasco da Gama, ex-vice-presidente da Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (FEFUMERJ) e vice-presidente de Regras Internacionais da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM).


Sua chegada ao futebol de mesa oficial se deu através da pioneira I Copa Placar Via Parque Shopping de Futebol de Mesa, realizada no longínquo ano de 1994. Entretanto, sua figura está profundamente ligada ao Club de Regatas Vasco da Gama, cujo departamento nasceu da Associação Nilopolitana com a Casa de Viseu. Estas equipes tinham, no máximo, três jogadores que pontuavam. A ideia era juntá-las e formar uma equipe competitiva. Como os seis jogadores seriam titulares eram vascaínos, nasceu a ideia de bater na porta do já falecido Dr. Eurico Miranda e pedir autorização para criação do Departamento de Futebol de Mesa Cruz-maltino. Nascia assim, em 2003, um Vasco da Gama poderoso, que já no seu primeiro ano venceu o Interestadual, a Copa FEFUMERJ e o Estadual de Equipes.

Descrever os títulos do Marcelo seria fazer uma lista longa e tediosa, que abrangeria diversos anos e modalidades, representando o Vasco da Gama e Seleções Brasileiras. Entretanto, um merece ser citado, pela importância que ele mesmo dá, que é o da Copa do Brasil Máster de 2007, em Blumenau, na modalidade Bola 12 Toques, por ter sido essa sua primeira grande conquista individual nas mesas.

Marcelo também é um pioneiro na implementação das Regras Internacionais no Brasil. Seu primeiro contato com a modalidade Sectorball foi em 2009, no Mundial de Futebol de Mesa, realizado na Hungria. O Brasil teve dois anos para se preparar. Todavia, nenhum trabalho tinha sido feito até então e os brasileiros chegaram na competição desconhecendo detalhes básicos da regra. Na véspera, um dos atletas húngaros orientou os brasileiros e Marcelo chegou entre os oito finalistas. Quando a delegação regressou ao Brasil, Marcelo foi nomeado para ser o responsável pelas Regras Internacionais da CBFM. Desde o Mundial de 2012, realizado no Rio de Janeiro, o Brasil mostra uma excelente evolução na modalidade.

 

A descoberta do Subbuteo, aconteceu também em 2009, quando no cargo na CBFM, começou a aprofundar uma pesquisa sobre o Futebol de Mesa fora do Brasil. Aproveitando uma viagem à Europa, participou do Campeonato Mundial realizado na Holanda. Marcelo ficou impressionado com a quantidade de países que jogam a modalidade, com a estrutura, com a quantidade de crianças jogando no Sub 12, Sub 15 e Sub 19, com a categoria feminina, pela fórmula de disputa da competição por equipes. Como a Argentina estava participando do evento, e começou a ser rascunhado o primeiro Campeonato Sul-americano que se tornou realidade em 2010.

No cargo de vice-presidente da FEFUMERJ, Marcelo foi o grande idealizador do ALL STAR GAMES, uma grande festa do Futebol de Mesa do Rio de Janeiro. Esse evento vem sendo realizado, com grande sucesso, desde 2015. Seu objetivo é  colocar todas as modalidades no mesmo espaço, para que ocorra a troca de experiências e para que os atletas de uma modalidade passem a conhecer os atletas e as outras modalidades, ou seja, ter um primeiro contato, observar uma partida de uma modalidade diversa da sua para quebrar quaisquer preconceitos ou  discriminações que possam existir.

 

Atualmente, Marcelo reside em Portugal, onde exerce a profissão de advogado, mas não esquece o futebol de mesa. Portugal tem uma estrutura com mesas de 12 Toques e Sectorball devido ao legado do Mundial, realizado me Lisboa, em 2018, outro projeto capitaneado pelo ele. Certamente, em terras lusas, Marcelo reeditará todo o pioneirismo que fez o futebol de mesa, em todas as suas expressões, crescer no Rio de Janeiro e no Brasil. espero que o nosso Futebol Clube do Porto seja o agraciado com tanta competência.

Formado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, José Carlos Marques Cavalheiro, nasceu na capital carioca no ano de 1962. Foi atleta de futebol de mesa na modalidade Bola 12 Toques de 1998 a 2005, quando foi viver em diferentes lugares: São Paulo, Paris, Jundiaí e Bogotá, onde atualmente reside. É o responsável pelo site da FEFUMERJ desde dezembro de 2004. Atualmente exerce o cargo de Diretor de Comunicação da entidade.

....................................

fefumerj@fefumerj.com.br

www.fefumerj.com.br

Biblioteca de "É tudo Botão"
Reler publicações anteriores de José Carlos Cavalheiro
Posts anteriores 
Por Carlos Claudio Castro 29 de janeiro de 2025
Dr. Regras
Por Alysson Cardinali 28 de janeiro de 2025
Planeta Dadinho
Por Jeferson Aparecido 14 de janeiro de 2025
Notícias do Mundo
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Mostrar mais
Share by: