Painel do Mundo
Por Chico Júnior (21/07/2024)
Bom dia, meus amigos. Vocês estão bem?
Trazer garotos para o futebol de mesa é sempre uma tarefa difícil. A concorrência é enorme, e muitas são as ofertas e atrativos concorrentes com o nosso esporte. Se observarmos como a violência urbana mudou a vida nas grandes cidades brasileiras, como as famílias reagiram a isso restringindo a circulação das crianças nos espaços públicos - a rua deixou de ser área de convívio social dos garotos - e sobretudo como os pequenos vivem muito mais enfiados em casa do que na nossa época. Brincar, porém, faz parte da infância de todos, faz parte do processo natural do desenvolvimento cognitivo
Uma coisa é certa, os garotos não deixariam de brincar. Na rua, na praça, num clube, ou em casa dentro do quarto. Brincar é preciso! Diante do contexto de circulação mais restrita que vivemos hoje, abundaram as alternativas eletrônicas como os jogos de videogame ou no celular e as relações intermediadas pelas redes sociais substituíram as amizades presenciais.
Porém, no departamento de futebol de mesa do Palmeiras, uma prática vem enchendo nosso corações de esperança. Os marmanjos vêm trazendo seus filhos para o futebol de botão e isso é fantástico em todos os aspectos. Fui pai recente e o que nós mais queremos é tempo de qualidade com os nossos filhos. Lá no clube Jefferson Genta e Melli estão sempre acompanhados dos seus rebentos, Pedrinho e Lucas. Esses garotos convivem com todos do departamento e aprendem muito através da prática do esporte.
No ano passado, quando o Lucas foi vice-campeão brasileiro, no campeonato disputado em Jacarepaguá no Rio, vi muitos adultos ao redor da arena de jogo chorando, inclusive eu. Ver uma criança com lágrimas nos olhos é algo que dói no coração. Entretanto, isso é um ensinamento que o esporte nos traz pois devemos aceitar que do outro lado da mesa há um adversário que, às vezes, vai ser melhor e merecedor da vitória.
Há poucos dias, quem apareceu foi o pequeno Bento. O menino estava radiante em estar com o pai e com os seus amigos jogando botão. Lembro que em 2019, quando ganhamos o Campeonato Brasileiro de Equipes (na época eu jogava no Círculo Militar de São Paulo) Tusura e Tusurinha vibraram com a conquista. Esse é o caminho meus amigos; país tragam seus filhos, apresentem a eles nosso esporte, além de não deixarque ele morra, vocês passarão mais tempo ao lado deles.
Francisco Junior ou simplesmente Chico, é um paulista torcedor do Fluminense, jornalista de formação, publicitário de ofício, apaixonado pelo futebol de mesa. Agente do caos, Chico gosta mesmo é de contar seus causos e desenterrar aquelas histórias que muita gente, se pudesse escolher, preferiria manter bem sepultadas. É ele o responsável por dar toque de humor ao Portal Mundo Botonista toda segunda-feira.
....................................
chico_jr@mundobotonista.com.br
(011) 94101-7908