Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Por Carlos Cláudio Castro (04/09/2020)

Às vezes é bom baixar a pressão.

Hoje vamos discorrer um pouco sobre o posicionamento dos botonistas, tanto o que ataca quanto o que se defende, por ocasião da execução do chute a gol, momento crucial, decisivo, na definição de uma partida de Futebol de Mesa. São, afinal, os chutes a gol que determinam o resultado final do jogo. 

Para quem efetuará o desfecho de seu ataque por meio de um chute a gol, existe um posicionamento a ser seguido. Ele deverá estar ao lado da mesa ou atrás de sua meta, sendo-lhe, portanto, proibido posicionar-se atrás da trave adversária para execução do lance, o que aliás, seria bem difícil de ser feito, risos...

Já o botonista que se defende, contra quem será desferido o chute, deverá fazer a arrumação de seu goleiro para a defesa, estando atrás de sua meta. É vedada a arrumação do goleiro estando o botonista que se defende ao lado da mesa ou defronte seu gol.

Outra coisa muito importante relacionada a quem recebe o chute a gol é que ele deve permanecer atrás de sua trave, a uma distância da mesa suficiente para permitir ao adversário uma boa condição para a execução do chute, evitando sombras ou movimentos indevidos. 

Há várias maneiras de se pressionar o adversário em uma peleja de Futebol de Mesa. As formas de se fazer isso usando aspectos táticos e técnicos do jogo são as lícitas e corretas. Posicionamento de botões na defesa, estratégias de ataques, desempenho técnico eficaz, fazendo o adversário ter que buscar o placar, enfim, isso faz parte e constitui a beleza do nosso esporte. 

Usar artimanhas, tentar desestabilizar o oponente com matreirices e catimbas, é deplorável e denota uma lamentável ausência de fair play. Um jeito de fazer isso é ficar muito próximo à mesa e/ou provocar sombras, diminuindo a visibilidade e pressionando quem tem a seu favor um chute a gol. 

Referências: 
MODALIDADE BOLA 12 TOQUES
REGRAS OFICIAIS EDIÇÃO MARÇO 2020 – v7: Artigo 68; Artigo 76; Artigo 77.
O cearense Carlos Cláudio Alencar de Castro é médico neonatologista, adepto do lema “ a arte torna a vida suportável”, fanático torcedor do Vozão, estudioso do Futebol de Mesa, membro do Comitê Gestor das Regras 12 Toques da CBFM.
....................................
carlos_claudio@mundobotonista.com.br
(085) 99158-6280
Biblioteca de "Dr. Regras"
Reler publicações anteriores de Carlos Cláudio Castro
Posts anteriores 
Por Carlos Claudio Castro 29 de janeiro de 2025
Dr. Regras
Por Alysson Cardinali 28 de janeiro de 2025
Planeta Dadinho
Por Jeferson Aparecido 14 de janeiro de 2025
Notícias do Mundo
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Mostrar mais
Share by: