Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Por Carlos Cláudio Castro (24/07/2020)

O erro conta, mas não conta.

Prevíamos que a nova alteração da Regra da modalidade 12 Toques seria, em 2020, no decorrer das diversas competições pelo país, bem testada e daí teríamos um parecer mais apurado, por parte dos botonistas, Brasil afora. 

Outra coisa por nós vislumbrada é que veríamos situações ainda não pensadas ou imaginadas, decorrentes da mudança. Com certeza aconteceriam circunstâncias novas, lances inesperados, que também entrariam na avaliação do novo regulamento. 

Como a pandemia está com índices em queda significativa, aqui em Fortaleza, estamos voltando aos poucos às mesas. E num dos jogos treinos, o botonista do Quixadá, nosso aguerrido “Quixinha”, Johann Klaus, colocou-nos o seguinte lance ocorrido durante uma partida: um botão conduz a bola e fura em seu terceiro toque. O adversário também fura. O primeiro botonista aciona, então, um botão, diferente do que já tem três toques, que move um outro botão do próprio time e depois atinge a bola, ou seja, cometeu também uma furada. Ocorre, a seguir, de o adversário voltar a furar. 

Qual a situação, em relação ao número de toques individuais, do botão que furou no terceiro toque e do que moveu a bola depois de atingir um botão do seu time? 

Tocar um botão do próprio time antes de atingir a bola caracteriza-se como furada, não se tratando de um efetivo acionamento com toque na bolinha. Assim sendo, tal botão já efetuou seu primeiro toque, porque qualquer furada conta toque, e os toques do primeiro botão não são zerados, ele continua com três toques. 

É um caso curioso, mas bem lógico. Houve um toque na bola, por acionamento, entretanto, o fato de ter atingido um botão do próprio time antes, neutraliza tal toque na bolinha. Esse botão cometeu uma furada, como se simplesmente não tivesse movimentado a bolinha. Dessa maneira, nenhum botão tem toques individuais reiniciados. 

Conclusão sobre a questão posta pelo Johann: o time do jogador que volta a ter a posse de bola, após a nova furada do adversário, tem um botão já com três toques e outro com um toque, exatamente o da furada “indireta”. Essa é outra consequência da mudança da Regra, termos botões, na mesma jogada, com números de toques individuais diferentes.

Referências: MODALIDADE BOLA 12 TOQUES
REGRAS OFICIAIS EDIÇÃO MARÇO 2020 – v7
Item 27.1; Artigo 47; Artigo 48.
Biblioteca de "Dr. Regras"
Reler publicações anteriores de Carlos Cláudio Castro
Posts anteriores 
Por Carlos Claudio Castro 29 de janeiro de 2025
Dr. Regras
Por Alysson Cardinali 28 de janeiro de 2025
Planeta Dadinho
Por Jeferson Aparecido 14 de janeiro de 2025
Notícias do Mundo
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Mostrar mais
Share by: