Prevíamos que a nova alteração da Regra da modalidade 12 Toques seria, em 2020, no decorrer das diversas competições pelo país, bem testada e daí teríamos um parecer mais apurado, por parte dos botonistas, Brasil afora.
Outra coisa por nós vislumbrada é que veríamos situações ainda não pensadas ou imaginadas, decorrentes da mudança. Com certeza aconteceriam circunstâncias novas, lances inesperados, que também entrariam na avaliação do novo regulamento.
Como a pandemia está com índices em queda significativa, aqui em Fortaleza, estamos voltando aos poucos às mesas. E num dos jogos treinos, o botonista do Quixadá, nosso aguerrido “Quixinha”, Johann Klaus, colocou-nos o seguinte lance ocorrido durante uma partida: um botão conduz a bola e fura em seu terceiro toque. O adversário também fura. O primeiro botonista aciona, então, um botão, diferente do que já tem três toques, que move um outro botão do próprio time e depois atinge a bola, ou seja, cometeu também uma furada. Ocorre, a seguir, de o adversário voltar a furar.
Qual a situação, em relação ao número de toques individuais, do botão que furou no terceiro toque e do que moveu a bola depois de atingir um botão do seu time?
Tocar um botão do próprio time antes de atingir a bola caracteriza-se como furada, não se tratando de um efetivo acionamento com toque na bolinha. Assim sendo, tal botão já efetuou seu primeiro toque, porque qualquer furada conta toque, e os toques do primeiro botão não são zerados, ele continua com três toques.
É um caso curioso, mas bem lógico. Houve um toque na bola, por acionamento, entretanto, o fato de ter atingido um botão do próprio time antes, neutraliza tal toque na bolinha. Esse botão cometeu uma furada, como se simplesmente não tivesse movimentado a bolinha. Dessa maneira, nenhum botão tem toques individuais reiniciados.
Conclusão sobre a questão posta pelo Johann: o time do jogador que volta a ter a posse de bola, após a nova furada do adversário, tem um botão já com três toques e outro com um toque, exatamente o da furada “indireta”. Essa é outra consequência da mudança da Regra, termos botões, na mesma jogada, com números de toques individuais diferentes.
Referências: MODALIDADE BOLA 12 TOQUES
REGRAS OFICIAIS EDIÇÃO MARÇO 2020 – v7
Item 27.1; Artigo 47; Artigo 48.