Painel do Mundo
Por Giuseppe Spasiano (29/06/2023)
Salve amigos do mundo botonista e da coluna Subbuteo Planet. Finalmente os eventos do ano no Subbuteo vão começar e estão de volta a Londrina 10 anos depois. Justamente onde e quando começaram os torneios da modalidade no nosso país. O Paraná, aliás, é terra de grandes campeões de subbuteo assim como acontece na 12 toques.
Nos próximos dias 1e 2 de julho acontecerão no Shopping Boulevard em Londrina três eventos simultâneos: a IV Copa do Brasil e o IX Campeonato Brasileiro brasileiro nas categorias individual e interclubes. Aqui um resumo dos últimos dez anos de subbuteo. Os eventos serão transmitidos ao vivo pelo Canal Mundo Botonista Oficial e será uma grande oportunidade para que os amigos botonautas conheçam melhor esta modalidade que ainda é muito jovem no nosso país.
O Campeonato Brasileiro Interclubes foi conquistado seis vezes pelo clube mais vencedor da história do futebol de mesa nacional, o Club de Regatas Vasco da Gama - que acolhe e incentiva a prática de todas as modalidades dentro do seu departamento no Rio de Janeiro. Fênix Futmesa e Londrina Esporte Clube, ambos paranaenses, foram campeões uma vez cada. Bom lembrar que o Londrina é o atual campeão brasileiro.
O maior campeão brasileiro individual é Rony Suzuki com três títulos, todos conquistados ainda quando quando vestia a camisa do Fênix Futmesa da cidade de Londrina: 2015, 2016, 2018. Empatados, com 2 títulos cada, vêm Marcelo Lages (2013 e 2016 pelo Vasco da Gama) e Abel Cêpa ( 2019 pelo Vasco da Gama e em 2022 pelo Clube dos Aliados). Completa a galeria de campeões o atleta Ednilson Gaffo, campeão em 2014, jogando pelo Fênix Futmesa.
O Shopping Boulevard Londrina será casa das 3 competições
Foram disputadas três copas do Brasil com três campeões diferentes: Ednilson Gaffo em 2015 e Rony Suzuki em 2016 (ambos pelo Fênix Futmesa) e o Giuseppe Spasiano, este que vos escreve, com o Clube dos Aliados no ano de 2022.
Se formos falar de subbuteistas em boa fase e que prometem grandes atuações em Londrina, precisamos mencionar Marcelo Lages do Vasco da Gama que acaba de se sagrar campeão carioca superando na final seu companheiro de equipe Abel Cêpa. Eu elenco ambos entre os favoritos juntamente com o paranaense Rony Suzuki. É bom ficar atente também a
outsiders como Humberto Alencar (Corinthians-SP), Paulão (Vasco da Gama), Michilin (Palmeiras-SP), Vitor Emanuel (Londrina E.C.) Barthez e Daniel Matos (ambos da Portuguesa-DF). Podemos ainda ter uma surpresa como Vicente Muratore (Palmeiras-SP), por exemplo. Uma coisa é certa, as disputas devem ser muito equilibradas nas três competições e os amigos que tirarem seu final de semana para acompanhar o evento ao vivo pela internet terão a chance de ver em ação os melhores atletas brasileiros do carpete, em disputas superemocionantes.
Biblioteca de "Subbuteo Planet"
Reler publicações anteriores dos cronistas desta coluna.
Giuseppe Spasiano é italiano de Nápoles, radicado no Brasil e apaixonado pela arte do "girello ",top spin, muito usada quando jogava com os amigos entre o 1979 e 82 na modalidade conhecida agora como "Old Subbuteo". Ao ver no Youtube uma entrevista com o compatriota Massimo Bolognino "Dedo de Dios", campeão mundial 22 vezes, foi arrebatado pelo desejo de retomar a paixão dos tempos de adolescente. 35 anos depois, em 2017, resolveu reiniciar-se na prática - agora do subbuteo moderno - conhecido em 25 países como futebol de mesa. Hoje, atuando como atleta da Portuguesa de Brasília, Pepe teve passagens pelo Fortaleza-CE, Torigno-SP e Aliados do Rio de Janeiro.
....................................
pepe@mundobotonista.com.br