Painel do Mundo
Por Julio Simi Neto (07/07/2021)
Certo dia, após a realização vitoriosa, em nossa sede, de uma rodada por equipes na categoria máster, um dos nossos amigos botonistas estava comentando, em meio a uma conversa, que seu irmão, também botonista, mesmo morando na França, joga botão até meia noite em Paris e, às vezes, entra na madrugada jogando futmesa com seus amigos franceses.
Opa, meia noite em Paris! Eu que estava participando da conversa, ao ouvir essa frase, logo me veio à memória um inteligente filme que leva o título “Meia Noite em Paris”, produzido em 2011 e que foi escrito e dirigido pelo genial Woody Allen.
O que iremos ver nesse filme é o ator Owen Wilson no papel de um roteirista de Hollywood chamado Gil que, com a família da sua noiva Inez (Rachel McAdams), vai para Paris, pois o pai da moça, um executivo bem sucedido, irá fechar um grande negócio. Gil (Wilson) é um super apaixonado pela bela Paris e como está escrevendo um romance, nada mais inspirador que andar pelas ruas da “cidade luz” para concluir seu livro.
Foi nessas andanças, sozinho, que ao entrar numa rua estreita, ele ouve o som do badalar do sino de uma igreja marcando meia noite. Gil, então, percebe a estranha chegada de um belo Renault dos anos 20 e dentro do carro estão pessoas que o convidam a participar de uma festa.
Mesmo sem entender nada, ele aceita o convite e acaba embarcando numa estranha viagem no tempo. Gil encontra grandes escritores, pintores e diretores da famosa época do auge romântico, intelectual e artístico da Paris do início do século XX.
Isso é “Meia Noite em Paris”, de Woody Allen e se você ainda não assistiu a esse ótimo filme, em que Allen presta sua homenagem à belíssima Paris, vá à plataforma da Amazon Prime e confira já. O filme está com seu título original, Midnight in Paris.
Meia noite en oarus (Título original: Midnight in Paris)
Sony Pictures Classic (2011) Estados Unidos e Espanha