Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

  Por Julio Simi Neto (07/07/2021)

“Meia Noite em Paris”.  

Certo dia, após a realização vitoriosa, em nossa sede, de uma rodada por equipes na categoria máster, um dos nossos amigos botonistas estava comentando, em meio a uma conversa, que seu irmão, também botonista, mesmo morando na França, joga botão até meia noite em Paris e, às vezes, entra na madrugada jogando futmesa com seus amigos franceses. 


Opa, meia noite em Paris! Eu que estava participando da conversa, ao ouvir essa frase, logo me veio à memória um inteligente filme que leva o título “Meia Noite em Paris”, produzido em 2011 e que foi escrito e dirigido pelo genial Woody Allen. 


O que iremos ver nesse filme é o ator Owen Wilson no papel de um roteirista de Hollywood chamado Gil que, com a família da sua noiva Inez (Rachel McAdams), vai para Paris, pois o pai da moça, um executivo bem sucedido, irá fechar um grande negócio. Gil (Wilson) é um super apaixonado pela bela Paris e como está escrevendo um romance, nada mais inspirador que andar pelas ruas da “cidade luz” para concluir seu livro. 


Foi nessas andanças, sozinho, que ao entrar numa rua estreita, ele ouve o som do badalar do sino de uma igreja marcando meia noite. Gil, então, percebe a estranha chegada de um belo Renault dos anos 20 e dentro do carro estão pessoas que o convidam a participar de uma festa.


Mesmo sem entender nada, ele aceita o convite e acaba embarcando numa estranha viagem no tempo. Gil encontra grandes escritores, pintores e diretores da famosa época do auge romântico, intelectual e artístico da Paris do início do século XX. 


Isso é “Meia Noite em Paris”, de Woody Allen e se você ainda não assistiu a esse ótimo filme, em que Allen presta sua homenagem à belíssima Paris, vá à plataforma da Amazon Prime e confira já. O filme está com seu título original, Midnight in Paris.

Meia noite en oarus (Título original: Midnight in Paris)

Sony Pictures Classic (2011) Estados Unidos e Espanha


Formado em comunicação social na faculdade Cásper Libero, talentoso escritor de obras ficcionais (duas das quais já publicadas) e cinéfilo desde garoto, Julio Simi Neto, mais conhecido como Julinho, é nascido em São Paulo no ano de 1956 e, como todos os botonistas, pratica o jogo de botão desde pequeno, época em que vivia na Vila do Matarazzo no bairro do Belenzinho. Foi um dos fundadores da "Villa Botão", uma das mais famosas garagens do futmesa paulista que perdurou de 2002 a 2008. Foi nesta época que Simi idealizou o "Vai Pro Gol", um dos primeiros veículos de comunicação via Internet - uma espécie de boletim semanal que, apesar de focar no futebol de mesa, incluía curiosidades e dicas culturais.
....................................
simi@mundobotonista.com.br
(011) 99987-8225
Biblioteca de "Muito Além das Mesas"
Reler publicações anteriores de Julio Simi Neto.
Posts anteriores 
Por Julio Simi Neto 23 de novembro de 2024
Muito além das mesas
Por Luiz Oliveira 2 de novembro de 2024
Losers
Por Marco D'Amore 30 de outubro de 2024
O rei está nu
Por Marcio Bariviera 27 de outubro de 2024
Botão raiz
Mostrar mais
Share by: