Painel do Mundo
Por Jeferson Carvalho (24/03/2022)
Editorial:
Reportagem publicada nesta quarta-feira, 23/03 exalta a forma com que o futebol de mesa deu um jeito de sobreviver à pandemia lançando mão da tecnologia e da criatividade dos botonistas.
A conceituada revista estadunidense Wired, direcionada a questões envolvendo tecnologia, ciência, entretenimento, design e negócios, publicou (ontem, 23/03) em seu site "www.wired.com" uma matéria dedicada ao futebol de mesa brasileiro trazendo como manchete "Even the pandemic Couldn´t stop Button Soccer" - traduzindo: "Nem a pandemia conseguiu parar o futebol de mesa".
A reportagem descreve, com diversos exemplos e depoimentos o que classificou como uma "explosão do futebol de mesa na internet" no período em que o isolamento forçado pela pandemia dos últimos 2 anos impediu o esporte federado de realizar seus grandes campeonatos.
Assinada pelo jornalista Taphael Tsavkko (Antuérpia-BEL), o texto enaltece as diversas formas como a modalidade, impactada pelas restrições dos protocolos de biossegurança, precisou usar a criatividade para se reinventare criar alternativas de interação social - tão típicas do meio botonista - entre seus adeptos. Afinal, o futebol de mesa é essencialmente uma atividade social e cultural.
Em um dos trechos, a publicação destaca a criação do Portal Mundo Botonista como alternativa frente aos desafios históricos da modalidade como a falta de publicidade e o pouco espaço dado ao esporte na grande mídia. O texto detalha ainda a programação do Canal Mundo Botonista no Youtube, citando suas transmissões de jogos, debates, e os diversos programas com dicas disponíveis para os fãs do canal.
Você pode ler a matéria na íntegra acessando:
https://www.wired.com/story/button-soccer-brazil-coronvirus-pandemic/