Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
CBFM em Ação

Por José Jorge Farah (06/03/2023)

O futebol de mesa nunca vai acabar.

Há anos escuto de muitos botonistas que o o futebol de mesa não tem futuro e que o esporte vai acabar. A meu ver, quem faz estas afirmações realmente não pensa no esporte como esporte, mas em seu desemprenho pessoal, sua carreira apenas. Eu afirmo, sem medo de errar, que o futebol de mesa nunca irá acabar - dentre outros fatores, por seu lastro social. Nosso esporte tem um lado intangível, afetivo. Algo tão especial que tende a ser passado passado de pai para filho. 


Mesmo quando houve o que chamamos de "grande queda" - um período de desinteresse pelo esporte - comum a outros esportes também - até mesmo com o futebol (por incrível que pareça), devido em especial ao surgimento de novas práticas esportivas mais modernas, mais desafiadoras como os jogos radicais, a exemplo do skate que abre seu caminho, o surf de competição em ondas imensas (competições onde os brasileiros são destaques), o montanhismo, tiro, e-games (entre tantos outros), nunca deixamos de praticá-lo, seja em maior ou menor escala. Sempre se soube da reunião de pessoas jogando em suas casas, com a família, com a desculpa de uma cervejinha, um churrasquinho, ou apenas e simplesmente a reunião de amigos. 


O esporte, em números reais, com seus muitos colecionadores e apaixonados, sofreu um pequeno desgaste mas não perdeu jamais seu brilho e interesse. Com o passar do tempo, aqueles “jogadores” de garagens (vamos chamá-los assim) passaram a criar suas ligas próprias e muito competitivas. Aliás, não ousem dizer que não são, pois ninguém entra em uma mesa para perder. Há sempre o espírito de competição presente. Pois bem, com o crescimento destas ligas, veio o interesse pela “fabricação” de botões chamados de tampas (ou vidrilhas - como são conhecidos em alguns lugares do país). 

A cultura do personalizar os próprios times de botão renasceu com força no período de pandemia.

Deste movimento decorreu o surgimento de muitos artesãos difundindo, principalmente durante o tempo de isolamento social na pandemia, o prazer de criar artes e novos times de botão. Foi um período em que a modalidade cresceu a olhos vistos. Não apenas continuamos a praticar o nosso esporte, como vimos o surgimento de novos clubes, colecionadores e adeptos. Em 2022, com a retomada das competições oficiais muitos procuraram a Confederação Brasileira, seja por meio de entidades federadas, clubes filiados ou mesmo ligas regionais, a fim de disputar competições.

O 32º Campeonato Brasileiro 12 toques em SP: Maior edição de todos os tempos.

A temporada passada foi marcada por um retorno apoteótico aos ginásios e às mesas. Tivemos torneios das várias modalidades praticadas, enormes campeonatos nacionais e grandes competições nas ligas amadoras também, de norte a sul do país. O esporte navega de forma muito consistente e crescente. Escolhi este tema para a estreia da coluna "CBFM em Ação" aqui no Mundo Botonista lembrar aos amigos que o futebol de mesa continua a crescer e segue com sua vocação maior de fazer amigos.


A partir da próxima crônica pretendo começar a discorrer acerca dos dos nossos objetivos em busca do crescimento e da divulgação. Temos muito o que mostrar e de que nos orgulharmos, afinal, somos parte de uma entidade internacional, temos títulos reconhecidos e um lindo desempenho. Os grandes clubes brasileiros são adeptos do esporte e nos procuram sempre com o intuito de proporcionar aos seus sócios novos entretenimentos e competições. Mas isso fica para nossos próximos textos. Obrigado a todos os botonistas e até breve.

Biblioteca de "CBFM em ação"
Reler publicações anteriores de José Jorge Farah

José Jorge Farah Neto, 65 anos, gestor desportivo e jornalista, nasceu em São Paulo, capital, presidente da CBFM (desde 2020) e da FPFM (desde 2018), anteriormente ocupou a cadeira da presidência da Federação Paulista de 2007 a 2014. Autor do "Almanaque do Futebol Paulista" de 2000 a 2014, o historiador de futebol de mesa José Farah tem inúmeras contribuições ao futebol de mesa nacional e dentro da plataforma Mundo Botonista escreve sobre gestão esportiva e sobre os bastidores das instâncias que comandam o futebol de mesa no Brasil.
....................................

farah@mundobotonista.com.br

(011) 99944-3000



Posts anteriores 
Por Carlos Claudio Castro 29 de janeiro de 2025
Dr. Regras
Por Alysson Cardinali 28 de janeiro de 2025
Planeta Dadinho
Por Jeferson Aparecido 14 de janeiro de 2025
Notícias do Mundo
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Mostrar mais
Share by: