Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

  Por Julio Simi Neto (13/10/2021)

O Deserto dos Tártaros.

O Deserto dos Tártaros. (Título original: Il deserto dei Tartari)
© Mandadori (IT), Nova Fronteira (BR)
Autor: Dino Buzzati, 1940


Agora chegou a vez de destacar no “Muito Além das Mesas” um livro considerado, pela crítica especializada, um dos melhores livros da literatura italiana do século XX. Trata-se do incrível “O Deserto dos Tártaros”, com menos de 200 páginas, escrito por Dino Buzzati (1906-1972), tendo sido publicado em 1940.


Dino Buzzati nasceu na cidade italiana Belluno, foi escritor, pintor e jornalista do Corriere Della Sera. Dizem que enquanto Dino passava as madrugadas sozinho na redação do jornal, esperando fechar cada edição, na solidão da noite, foi escrevendo “O Deserto dos Tártaros”, romance considerado a sua obra prima. Aqui, o leitor irá conhecer o tenente Giovanni Drogo, que sem uma data, como também num país não identificado pelo escritor, vai para sua primeira missão militar, servir num distante forte, isolado e sempre rodeado por uma fraca neblina, chamado Bastiani.


O forte Bastiani foi construído em meio às montanhas rochosas do Norte. À sua frente existe a vastidão de um enorme deserto. Num passado distante, foi esse lugar que os Tártaros invadiram. E agora, com a presença desse forte, isso será possível? Mas afinal, os Tártaros irão surgir novamente? Essa pergunta, nenhum soldado e seus superiores, que estavam servindo há anos naquele forte, sabiam responder. Apenas existia a expectativa de que um dia, pelo deserto, através da linha do horizonte, os Tártaros iriam aparecer.


O tenente Giovanni Drogo, ao chegar ao Bastiani, pensou em ficar apenas 4 meses, mas o tempo passou e ele permaneceu 40 anos no forte à espera dos Tártaros.


“O Deserto dos Tártaros”, em 1976, foi para o cinema sob a direção do competente Valerio Zurlini, que contou com a participação de atores renomados: Jacques Perrin, Vitorio Gassman, Giuliano Gemma, Philippe Noriet, Fernando Rey, Jean-Louis Trintignant e Max Von Sydon. 


Enfim, será que os Tártaros invadiram o forte Bastiani? Para saber, basta ler o livro, que possui uma leitura agradável, além de um final memorável. No Brasil, esse livro está sendo editado pela Editora Nova Fronteira. Se você gostou, compre e leia.

Biblioteca de "Muito Além das Mesas"
Reler publicações anteriores de Julio Simi Neto.

Formado em comunicação social na faculdade Cásper Libero, talentoso escritor de obras ficcionais (duas das quais já publicadas) e cinéfilo desde garoto, Julio Simi Neto, mais conhecido como Julinho, é nascido em São Paulo no ano de 1956 e, como todos os botonistas, pratica o jogo de botão desde pequeno, época em que vivia na Vila do Matarazzo no bairro do Belenzinho. Foi um dos fundadores da "Villa Botão", uma das mais famosas garagens do futmesa paulista que perdurou de 2002 a 2008. Foi nesta época que Simi idealizou o "Vai Pro Gol", um dos primeiros veículos de comunicação via Internet - uma espécie de boletim semanal que, apesar de focar no futebol de mesa, incluía curiosidades e dicas culturais.
....................................
simi@mundobotonista.com.br
(011) 99987-8225
Posts anteriores 
Por Carlos Claudio Castro 29 de janeiro de 2025
Dr. Regras
Por Alysson Cardinali 28 de janeiro de 2025
Planeta Dadinho
Por Jeferson Aparecido 14 de janeiro de 2025
Notícias do Mundo
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Mostrar mais
Share by: