Salve amigos do MB. Primeiramente, gostaria de pedir desculpas aos seguidores do portal Mundo Botonista pela ausência das colunas nas últimas semanas, todavia, uma série de fatores impediram o envio das mesmas. Mas vamos ao que interessa!
Por hora, como é de notório conhecimento de todos, seguimos enfrentando os problemas relacionados à pandemia, o que continua a impactar as competições oficiais além mar. O que temos para informar é que em breve será realizada uma reunião da Federação Internacional, com a presença das nações associadas. Dentre os assuntos da pauta, a alteração do nome da ISBF e agendamento de competições internacionais.
Falando em competições, a Hungria agendou seu campeonato nacional para os dias 21 e 22 deste mês, todavia, ainda dependendo das medidas governamentais que mudam dia a dia. Falando em mudanças, gostaria de abordar um tema bastante relevante. Como se faz qualquer alteração em uma regra internacional?
Segue abaixo, o procedimento adotado pela FISTF. Vejam, que todas as nações opinam a respeito das possíveis mudanças, bem como, votam na aprovação ou rejeição da alteração proposta.
Essa consciência a modalidade 12 Toques (Regra Brasileira Internacional) deve ter ao pensar em qualquer mudança em sua regra. Consultar as demais nações a participar do debate já não é mais uma questão de cordialidade, mas sim, um dever do Brasil, pois ao internacionalizar a sua regra, a mesma deixou de ser uma regra nacional para se tornar uma regra internacional, portanto, não há que se pensar em mudança unilateral na mesma, sob pena de causar graves transtornos em competições internacionais futuras.
Mal voltamos e já vamos parar novamente a coluna, desta feita em razão das férias de final de ano do portal. Voltaremos em 2021 com a esperança de estarmos dentro de uma normalidade e possamos enfim estar noticiando o que rolou nas competições internacionais.
Um grande abraço a todos. Nos vemos em 2021