Painel do Mundo
Por Julio Simi Neto (03/03/2023)
Caro leitor, o ano de 2023 começa no “Muito Além das Mesas” com uma pergunta: - sendo você inocente de um crime que não cometeu, o que faria se fosse condenado a prisão em um lugar onde nem o Diabo moraria? Se sua resposta é "tentar a fuga", eu digo que isso é quase impossível. Para entender a pergunta, já que iniciamos o ano com livros, sugiro ler a leitura maravilhoso “Papillon” escrito pelo francês Henri Charrière no ano de 1960.
Henri Charrière nasceu na França em 1906 e faleceu na Espanha no ano de 1973. Ele foi um militar da marinha francesa e já fora deste serviço, Henri acabou se tornando “um bom malandro” vivendo de aplicar pequenos golpes. Em 1930 mesmo alegando inocência, Henri foi condenado à prisão perpétua por ter assassinado um cafetão de nome Roland Le Petit. Ele foi levado para uma prisão localizada na Guiana Francesa conhecida como a “ilha do Diabo”
Depois de varias tentativas frustradas de fuga da ilha, Henri finalmente recebe em 1945 a sua liberdade e foi morar na Venezuela e lá se naturalizou. Porém, até hoje existe uma controvérsia e nada se prova de que Henri Cherrière se fez passar por René Belbenoit, outro detento que viveu naquela prisão e foi quem escreveu essas experiências.
Polêmicas à parte, o que você irá ler nas 700 páginas (nada cansativas), é uma ótima aventura autobiográfica de Henri que possui o apelido de “Papillon” devido a uma borboleta tatuada no seu peito, na qual ele nos leva a vários lugares sempre com o objetivo incansável de fugir daquela ilha.
Na época do seu lançamento o livro logo se tornou um best-seller ao superar a marca de 1 milhão e meio de copias vendidas. A obra foi também traduzida para várias línguas e ganhou uma adaptação de Hollywood.em 1974, após a morte de Henri, sob a direção de Franklin F. Schaffner o filme “Papillon” tendo no elenco o saudoso Steve McQueen (1930 – 1980) e Dustin Hoffamn.
Em 2017 houve um remake de “Papillon” tendo a direção de Michael Noer com os atores, Charlie Hunnam e Rami Malek, mas para mim a produção de 1974 é insuperável.
Enfim, quer entrar nessas perigosas ilhas, enfrentar mares bravios, armadilhas, florestas densas e aldeias indígenas junto com Henri, o nosso “Papillon”? Então, compre o livro da editora Bertrand Brasil ou leia no Kindle e boa viagem.
Papillon
Título original: Papillon
Publicação: 1962
editora: Bertrand Brasil
Romance (700 páginas)