Painel  do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Paulo Roberto Souza (29/03/2023)

Pernambuco tem 3 toques, sim senhor!

A grande maioria dos botonistas da modalidade 3 toques está concentrada nas regiões Sudeste e Centro Oeste, porém temos alguns polos de prática da modalidade em outras regiões. Não com os mesmos números dos grandes centros, mas nos quais se mantem viva a mais estratégica das regras.


Um exemplo é o Estado de Pernambuco, que já foi um importante centro da modalidade 3 toques. Julgo importante frisar que a modalidade está presente em Pernambuco desde os anos 80. Segundo o botonista Éder Sérgio, que atualmente é VP de 12 Toques da Federação Pernambucana de Futebol de Mesa e um dos maiores botonistas do Brasil na categoria Master (12 Toques), a modalidade foi levada a Pernambuco por Vila Nova e Armando Pordeus, que, juntamente com outro conhecido botonista do Estado, Zé Edson, promoveram uma exibição da modalidade na AABB Caruaru, o que atiçou a curiosidade de Éder. Depois disso o mesmo tornou-se um dos grandes botonistas da Modalidade em seu Estado, conquistando vários campeonatos estaduais e até mesmo regionais.


Na Cidade de Moreno, a modalidade começou nos anos 90, e Rafael Máximo, VP da 3 toques, esclarece que a "Regra 3 Toques" desde essa época está presente no cenário esportivo da cidade pernambucana. Contudo, com a morte do então Presidente da Regra ( seu Zé ), as atividades passaram 10 anos paralisadas. Foram retomadas em 2017, tendo como um dos divisores de águas a Oficina da Modalidade realizada pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM), ministrada pelos instrutores Marcus e Antônio Ornelas, culminando com a participação da equipe da Cidade de Moreno no Brasileiro Interclubes de 2019 da modalidade em Brasília. Um marco para que a 3 toques voltasse a ganhar corpo no Estado.


A sede das competições, que acontecem uma vez por mês, é a Escola Maria do Céu Bandeira, que tem como diretor o botonista e VP da 3 toques em Pernambuco, Rafael Máximo, e também é sede da Agremiação Morenense de Futebol de Mesa, que é uma das equipes que praticam a modalidade em Pernambuco, juntamente com uma das mais tradicionais equipes de futebol de mesa do Brasil, a AABB Caruaru. Máximo enfatiza o quanto este retorno se deve ao apoio da VP 3 toques nacional, e que a experiência os permitiu se classificarem para disputar a série prata do evento.


O VP explica que a modalidade vem crescendo, e hoje tem em média 22 botonistas e 2 equipes que a praticam. A ideia, porém, é criar mais um polo do Sport Clube Recife. O Estado de Pernambuco é um dos grandes polos do Futebol de Mesa Brasileiro, e a seriedade e respeito com que encaram o Futebol de Mesa faz com que seja um exemplo de sucesso em todas as modalidades que praticam. Rafael deixa claro que o atual planejamento tem como meta retornar às competições nacionais ainda esse ano. "A logística das viagens atrapalha mas não esfria o desejo de que Pernambuco possa estar mais presente nos eventos nacionais" conclui.


Paulo Roberto Souza

Paulo Roberto de Freitas Souza é pedagogo e botonista do estado do Amazonas - e um dos administradores do Fórum Mundo Botonista no Whatsapp. O manauara é praticante das modalidades 12 Toques, 3 Toques e Dadinho, tendo sido inclusive dirigente na Federação Amazonense de Futebol de Mesa. Atualmente, Paulo ocupa uma função estratégica como diretor de Comunicação da Confederação Brasileira da modalidade 3 toques.

....................................

paulo_souza@mundobotonista.com.br

(092) 9163-2106



Biblioteca de "Estrat3gia"
Reler publicações anteriores de Paulo Roberto Souza

Posts anteriores 
Por Márcio Bariviera 19 mai., 2024
Botão raiz
Por Sérgio Travassos 16 mai., 2024
De toque em toque
Por Quinho Zuccato 15 mai., 2024
1toQuinho+
Por Jonnilson Passos 11 mai., 2024
Botão com ciência
Mostrar mais
Share by: