Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Paulo Roberto Souza (29/03/2023)

Pernambuco tem 3 toques, sim senhor!

A grande maioria dos botonistas da modalidade 3 toques está concentrada nas regiões Sudeste e Centro Oeste, porém temos alguns polos de prática da modalidade em outras regiões. Não com os mesmos números dos grandes centros, mas nos quais se mantem viva a mais estratégica das regras.


Um exemplo é o Estado de Pernambuco, que já foi um importante centro da modalidade 3 toques. Julgo importante frisar que a modalidade está presente em Pernambuco desde os anos 80. Segundo o botonista Éder Sérgio, que atualmente é VP de 12 Toques da Federação Pernambucana de Futebol de Mesa e um dos maiores botonistas do Brasil na categoria Master (12 Toques), a modalidade foi levada a Pernambuco por Vila Nova e Armando Pordeus, que, juntamente com outro conhecido botonista do Estado, Zé Edson, promoveram uma exibição da modalidade na AABB Caruaru, o que atiçou a curiosidade de Éder. Depois disso o mesmo tornou-se um dos grandes botonistas da Modalidade em seu Estado, conquistando vários campeonatos estaduais e até mesmo regionais.


Na Cidade de Moreno, a modalidade começou nos anos 90, e Rafael Máximo, VP da 3 toques, esclarece que a "Regra 3 Toques" desde essa época está presente no cenário esportivo da cidade pernambucana. Contudo, com a morte do então Presidente da Regra ( seu Zé ), as atividades passaram 10 anos paralisadas. Foram retomadas em 2017, tendo como um dos divisores de águas a Oficina da Modalidade realizada pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM), ministrada pelos instrutores Marcus e Antônio Ornelas, culminando com a participação da equipe da Cidade de Moreno no Brasileiro Interclubes de 2019 da modalidade em Brasília. Um marco para que a 3 toques voltasse a ganhar corpo no Estado.


A sede das competições, que acontecem uma vez por mês, é a Escola Maria do Céu Bandeira, que tem como diretor o botonista e VP da 3 toques em Pernambuco, Rafael Máximo, e também é sede da Agremiação Morenense de Futebol de Mesa, que é uma das equipes que praticam a modalidade em Pernambuco, juntamente com uma das mais tradicionais equipes de futebol de mesa do Brasil, a AABB Caruaru. Máximo enfatiza o quanto este retorno se deve ao apoio da VP 3 toques nacional, e que a experiência os permitiu se classificarem para disputar a série prata do evento.


O VP explica que a modalidade vem crescendo, e hoje tem em média 22 botonistas e 2 equipes que a praticam. A ideia, porém, é criar mais um polo do Sport Clube Recife. O Estado de Pernambuco é um dos grandes polos do Futebol de Mesa Brasileiro, e a seriedade e respeito com que encaram o Futebol de Mesa faz com que seja um exemplo de sucesso em todas as modalidades que praticam. Rafael deixa claro que o atual planejamento tem como meta retornar às competições nacionais ainda esse ano. "A logística das viagens atrapalha mas não esfria o desejo de que Pernambuco possa estar mais presente nos eventos nacionais" conclui.


Paulo Roberto Souza

Paulo Roberto de Freitas Souza é pedagogo e botonista do estado do Amazonas - e um dos administradores do Fórum Mundo Botonista no Whatsapp. O manauara é praticante das modalidades 12 Toques, 3 Toques e Dadinho, tendo sido inclusive dirigente na Federação Amazonense de Futebol de Mesa. Atualmente, Paulo ocupa uma função estratégica como diretor de Comunicação da Confederação Brasileira da modalidade 3 toques.

....................................

paulo_souza@mundobotonista.com.br

(092) 9163-2106



Biblioteca de "Estrat3gia"
Reler publicações anteriores de Paulo Roberto Souza

Posts anteriores 
Por Luiz Oliveira 2 de novembro de 2024
Losers
Por Marco D'Amore 30 de outubro de 2024
O rei está nu
Por Marcio Bariviera 27 de outubro de 2024
Botão raiz
Por Alysson Cardinali 26 de outubro de 2024
Planeta Dadinho
Mostrar mais
Share by: