Saudações amigos do Mundo Botonista!
Hoje vou falar sobre um tema que pode passar despercebido por quem acompanha os jogos decisivos do lado de fora da mesa. No meu último ano da faculdade de Educação Física tive uma matéria que considerei a mais importante do curso e da qual levo algumas coisas comigo até hoje. A Psicologia do Esporte.
Do que se trata? Vamos lá. Os principais temas dessa matéria estavam ligados ao comportamento do atleta em relação a momentos de pressão e decisão. O que fazer no momento certo para tomar a decisão correta, envolvendo concentração, controle emocional, entre outros.
Já havia passado por grandes momentos no nosso esporte. Mas descobri, depois da psicologia do esporte, que me encaixava no perfil exato dos assuntos que eram comentados pelo professor. Ainda estudando, comecei a perceber situações no jogo e nos torneios que eram praticamente idênticas ao que eu escutava dentro da sala de aula. E os resultados vieram. Sou o que sou muito devido a isso.
O que fazer nos momentos decisivos?
1°- Concentração.
Desligue-se do mundo ao seu redor, é só você contra o seu adversário.
2°- Tranquilidade.
Não deixe que seu adversário perceba que você está nervoso. Nunca demonstre seu nervosismo em hipótese nenhuma. Isso jogará a responsabilidade para o adversário.
3° - Poder de Decisão.
Tenha sempre em mente que é você que tem que fazer o jogo perfeito. Porque se você fizer, terá êxito. E se o adversário não fizer, aproveite a oportunidade assim que ele errar.
Eu acredito que esses 3 fatores são os principais para se obter sucesso dentro das mesas, além do treino, que é essencial. Mas o treino é pra você preparar a sua mão para o toque e chute, mas pra preparar sua cabeça para o torneio não existem elementos melhores que CONCENTRAÇÃO, TRANQUILIDADE E PODER DE DECISÃO!
Grande abraço a todos!