Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
 Por Carlos Cláudio Castro (07/02/2020)

Refletir provoca mudanças,
mudar provoca reflexões. (Parte 1)

 Costumo pensar e dizer, quando oportuno, que o Dr. Regras não é uma personalidade em si, é muito mais um fórum de discussões, uma arena fervilhante de ideias e questionamentos. O seu retorno efetivo, com essa segunda coluna, não poderia encontrar um período mais propício, já que estamos há menos de 48 horas do lançamento do novo texto reformulado das Regras 12 Toques, acontecido na última quarta-feira. Algumas mudanças técnicas, que passaremos a abordar a seguir, melhor formatação, eliminações de repetições, mais clareza na escrita de alguns tópicos... Enfim, uma tentativa de aproximar mais os botonistas da leitura e consequente melhor conhecimento das leis que regem nosso amado esporte.  

Falemos, então, sobre aspectos dos botões e suas decorações, em variadas possibilidades de times: os botões de um mesmo time podem ser de diferentes tamanhos, desde que tenham formato circular, diâmetro entre 35mm e 60mm e altura máxima de 8mm; podem ser de tipos diferentes (argola, fechado, tampa...) e ainda de cores diferentes.
Se um time tem todos os botões do mesmo tipo e mesma cor, os números (tamanho mínimo de 2,5mm) podem ser a única decoração presente, logicamente diferentes entre os botões e devem ter a mesma cor. Claro que se houver escudos, devem ser do mesmo modelo em todos os botões.

Times com botões diferentes, quanto à cor e/ou tipo, além de numeração, precisam conter um mesmo escudo ou logo em todos os botões. Tal escudo ou logo pode variar, entre os botões, em tamanho e cor, mas não no modelo (desenho/design), sendo algum símbolo com tamanho mínimo de 2,5 mm, de largura e de comprimento. O que muda na edição 2020 é que: esse escudo precisa ter alguma representatividade. Não é mais permitido, portanto, colocar em vez do escudo, um sinal qualquer como um ponto, asterisco ou similares.

Nas ilustrações abaixo (contribuição generosa dos amigos do Vitrine do Botão), coloco alguns exemplos de composições de times cujas decorações são permitidas, ou não, pela regra:

Exemplo (time 1)

 Exemplo (time 2)

Exemplo (time 3)

Exemplo (time 4)

Exemplo 4

Exemplo (time 5)

O cearense Carlos Cláudio Alencar de Castro é médico neonatologista, adepto do lema “ a arte torna a vida suportável”, fanático torcedor do Vozão, estudioso do Futebol de Mesa, membro do Comitê Gestor das Regras 12 Toques da CBFM.
....................................
carlos_claudio@mundobotonista.com.br
(085) 99158-6280
Biblioteca de "Dr. Regras"
Reler publicações anteriores de Carlos Cláudio Castro
Posts anteriores 
Por Carlos Claudio Castro 29 de janeiro de 2025
Dr. Regras
Por Alysson Cardinali 28 de janeiro de 2025
Planeta Dadinho
Por Jeferson Aparecido 14 de janeiro de 2025
Notícias do Mundo
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Mostrar mais
Share by: