Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Por Quinho Zuccato (07/05/2020)

Partidas Históricas.

Saudações amigos do Mundo Botonista! 

Nessa coluna estarei falando sobre um dos maiores e mais vencedores times de futebol de mesa da História. É quase certo que muitos botonistas que estarão lendo essa coluna irão se lembrar de um dos times mais vencedores que já viram. Alguns adversários, quando viam o time na mesa, até tremiam! Com vocês, a Romênia!!!

Em 1995, eu estava com 7 para 8 anos, e o pessoal do Clube XV foi jogar um torneio no Clube Hispano Brasileiro. Chegando lá me deparei com o Sr Atienza, que era muito famoso por ter uma grande quantidade de times de futmesa e também já tinha sido campeão brasileiro máster. No intervalo, ele chegou ao meu pai e disse: "Posso levar teu filho pra tomar um café em casa?", e meu pai concordou. Como ele morava perto do clube do torneio, fomos até a casa dele. 

Chegando lá, ele me levou até seu "quarto do botão", um espaço com um monte de gavetas! Cada gaveta tinha um time. Ele me olhou e falou: "Escolhe um de presente pra você". Eu fiquei sem reação!!! Aí fui olhando tudo aquilo como se fosse o paraíso. Até que abri uma gaveta e tinha um time do Brasil com a escalação de 1982, bem diferente, era branco, verde, amarelo e branco. 
Peguei um botão na mão e disse pra ele: "Esse!". Por curiosidade ele me disse que era o único que não podia me dar porque era o time que ele tinha sido campeão brasileiro máster.

Naquela época, ter times com 5 faixas era um luxo! Brilhavam os olhos de todos que viam! E lá vou eu novamente fuçar nas gavetas e, eis que aparece um amarelinho, diferente de tudo que tinha visto, uma Romênia com a escalação de 1994 com Hagi e cia. Ele me disse "pode levar, é presente." 

Voltamos ao clube, mostrei o time ao meu pai e ele ficou meio bravo comigo, porque tinha escolhido um time de 5 faixas! A partir dessa data, eu disse pra meu pai: "Só vou jogar com esse time!" 

Os anos foram passando, os títulos vieram, as medidas dos times foram mudando, e a Romênia continuava lá firme e forte! Com o grande Hagi fazendo cada milagre nas mesas que não dá pra contar em uma só coluna rsrsrs. 

A façanha dessa Romênia foi até meados de 2014, ou seja, quase 20 anos desfilando sua beleza e categoria na mesa! Esse time tem uma alma, com aquele pensamento de que "nasceu pra ser campeão!" 
Enumerando alguns títulos da Romênia, vamos lá:
1998 - Campeão Brasileiro Infantil
1999 - Bicampeão Brasileiro Infantil
1999 - Campeão Paulista Juvenil 
2003 - Campeão do Rio x SP juvenil
2003 - Campeão Brasileiro Adulto
2004 - Campeão do Rio x SP Adulto 
2004 - Bicampeão Brasileiro Adulto
2007 - Campeão Brasileiro por Equipes
2007- Tricampeão Brasileiro Adulto
2008 - Bicampeão Brasileiro por Equipes 
2009 - Campeão Mundial em Budapeste, individual e por equipes 
2009 - Tricampeão Brasileiro por Equipes 
2012 - Tetracampeão Brasileiro por Equipes 
2013 - Penatacampeão Brasileiro por Equipes 
2014 - Campeão Sul-americano por Equipes

Essa Romênia fez muito estrago na mesa. Quando dizem que o Pelé fez mais de 1000 gols, não sabem da história do meu Hagi nas mesas do mundo rsrsrs. 

O tempo foi passando, não consegui mais jogar com o time por causa de suas medidas, chegou a hora de mudar. Fui buscando outras medidas e outras opções. Aí veio a onda dos times com pin. O primeiro time que eu fiz foi um XV de Agosto, campeão brasileiro de equipes em 2016. Mas tinha uma idéia, aquela que ia mexer comigo e remexer a história.


Entrei em contato com o Nando (campeão mundial em 2018) no começo de 2019, pedindo pra que fizesse um desenho de um time, e adivinhem qual era? A Romênia de 1994! Toda repaginada, versão 2.0 e exatamente igual ao uniforme da época! André Rafael me disse que o time ia ser difícil de fazer, mas que iria tentar. 


O time chegou numa terça feira, dia de treino. Assim que chegou, já fui logo decorando! E quando acabei de fazer, parecia que o time estava olhando pra mim e dizendo: "Muito obrigado por me trazer de volta à vida!" Por um momento me peguei olhando para o time e pensando em toda a história que já foi escrita no futmesa pela seleção da Romênia. Que venham mais uns 20 anos! A Romênia sou eu! Grande abraço a todos!!!

O Socorrense Marcus Paulo Liparini Zuccato, ou simplesmente Quinho, como é conhecido no meio botonístico, está entre as maiores lendas do futebol de mesa. Campeão mundial, foi talhado para caçar títulos desde garoto, (campeão brasileiro da categoria principal aos 15 anos de idade, um recorde até hoje jamais igualado. Enquanto colunista do Mundo Botonista, a cada semana Quinho divide um pouco do que sabe sobre questões relacionadas à técnica de jogo na modalidade 12 toques.
....................................
quinho_zuccato@mundobotonista.com.br
(019) 99285-2374
Biblioteca de "1 toQuinho +"
Reler publicações anteriores de Quinho Zuccato
Posts anteriores 
Por Carlos Claudio Castro 29 de janeiro de 2025
Dr. Regras
Por Alysson Cardinali 28 de janeiro de 2025
Planeta Dadinho
Por Jeferson Aparecido 14 de janeiro de 2025
Notícias do Mundo
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Mostrar mais
Share by: