Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Carlos Cláudio Castro (21/03/2025)

Sem lei

A blue soccer field with a goal and a net

Pergunta do botonista Mario Novaes, da CEPE 2004, de Santos-SP: "pedi para chutar ao gol e após arrumar o goleiro, meu adversário manteve a batedeira na linha de fundo da mesa. Ao meu chute, a bola bate no goleiro e continua em campo, mas meu botão bate na batedeira do adversário e a batedeira do adversário, que estava na linha de fundo, entra em campo e bate na bolinha, na pequena área. O que marcar?"

Em primeiro lugar, vejamos o Artigo 46: “Sendo a posse de bola do adversário, o botonista deve manter-se sempre posicionado atrás de sua meta, sem tocar a mesa, assim como não pode deixar apoiado sobre a mesa qualquer item, como palhetas, flanelas, ceras ou similares.”

Em segundo lugar, “se o botonista tocar a bola com a mão ou qualquer parte do seu corpo, ou vestes, ou ainda com a palheta, ou outro objeto estranho ao jogo”, estando a bola dentro de sua área penal, no seu campo de defesa ou no seu campo de ataque, serão marcados, respectivamente, pênalti, tiro livre direto ou tiro livre indireto.

Agora a má notícia, não existe “jurisprudência” para a questão posta pelo Mario Novaes e há algumas possibilidades, punindo quem deixou a palheta indevidamente na mesa ou até quem provocou o fato, fazendo, por intermédio do acionamento do botão, a palheta tocar a bolinha.

Em minha opinião, e aqui não é a lei, quando o botonista deixou a batedeira sobre a mesa, assumiu o risco. Essa é a primeira irregularidade, causa primordial do que acontece a seguir. Portanto, deve arcar com a consequência de seu ato. Terá, então, marcado contra si, pênalti, tiro livre direto ou indireto, conforme a localização do toque da palheta na bola. No caso colocado pelo Mario, pênalti. 

E você, caro leitor, o que pensa sobre o assunto? Dê sua sugestão. 

Abraço fraterno a todos e até breve!

Referências:

REGRA BOLA 12 TOQUES

REGRAS OFICIAIS EDIÇÃO JANEIRO 2025, Artigo 46; Itens 85.2, 91.2 e 98.7.

O cearense Carlos Cláudio Alencar de Castro é médico neonatologista, adepto do lema “a arte torna a vida suportável” e fanático torcedor do "Vozão" (Ceará Sporting Club), do qual é membro efetivo do conselho deliberativo. Carlos é um estudioso do Futebol de Mesa, ex-membro do Comitê Gestor das Regras 12 Toques da CBFM e responsável direto por levar a modalidade 12 toques para o estado do Ceará.

....................................

carlos_claudio@mundobotonista.com.br

(085) 99158-6280

Biblioteca de "Dr. Regras"
Reler publicações anteriores de Carlos Cláudio Castro

Posts anteriores 
Por Claudio Pinho 1 de abril de 2025
Fala sério
Por Ary Peter 27 de março de 2025
Botão com cordel
Por Rafa Pena 26 de março de 2025
Estrat3gia
Por Giuseppe Spasiano 24 de março de 2025
Subbuteo Planet
Mostrar mais
Share by: