Painel do Mundo
Por Carlos Cláudio Castro (21/03/2025)
Pergunta do botonista Mario Novaes, da CEPE 2004, de Santos-SP: "pedi para chutar ao gol e após arrumar o goleiro, meu adversário manteve a batedeira na linha de fundo da mesa. Ao meu chute, a bola bate no goleiro e continua em campo, mas meu botão bate na batedeira do adversário e a batedeira do adversário, que estava na linha de fundo, entra em campo e bate na bolinha, na pequena área. O que marcar?"
Em primeiro lugar, vejamos o Artigo 46: “Sendo a posse de bola do adversário, o botonista deve manter-se sempre posicionado atrás de sua meta, sem tocar a mesa, assim como não pode deixar apoiado sobre a mesa qualquer item, como palhetas, flanelas, ceras ou similares.”
Em segundo lugar, “se o botonista tocar a bola com a mão ou qualquer parte do seu corpo, ou vestes, ou ainda com a palheta, ou outro objeto estranho ao jogo”, estando a bola dentro de sua área penal, no seu campo de defesa ou no seu campo de ataque, serão marcados, respectivamente, pênalti, tiro livre direto ou tiro livre indireto.
Agora a má notícia, não existe “jurisprudência” para a questão posta pelo Mario Novaes e há algumas possibilidades, punindo quem deixou a palheta indevidamente na mesa ou até quem provocou o fato, fazendo, por intermédio do acionamento do botão, a palheta tocar a bolinha.
Em minha opinião, e aqui não é a lei, quando o botonista deixou a batedeira sobre a mesa, assumiu o risco. Essa é a primeira irregularidade, causa primordial do que acontece a seguir. Portanto, deve arcar com a consequência de seu ato. Terá, então, marcado contra si, pênalti, tiro livre direto ou indireto, conforme a localização do toque da palheta na bola. No caso colocado pelo Mario, pênalti.
E você, caro leitor, o que pensa sobre o assunto? Dê sua sugestão.
Abraço fraterno a todos e até breve!
Referências:
REGRA BOLA 12 TOQUES
REGRAS OFICIAIS EDIÇÃO JANEIRO 2025, Artigo 46; Itens 85.2, 91.2 e 98.7.
O cearense Carlos Cláudio Alencar de Castro é médico neonatologista, adepto do lema “a arte torna a vida suportável” e fanático torcedor do "Vozão" (Ceará Sporting Club), do qual é membro efetivo do conselho deliberativo. Carlos é um estudioso do Futebol de Mesa, ex-membro do Comitê Gestor das Regras 12 Toques da CBFM e responsável direto por levar a modalidade 12 toques para o estado do Ceará.
....................................
carlos_claudio@mundobotonista.com.br
(085) 99158-6280